22 de junho 2023
Assim como alguns viajantes aproveitam as férias para testar seus limites em esportes de aventura, outros saem de casa para aumentar a bagagem de conhecimento, visitando destinos importantes pela arquitetura, valor histórico e cultura local. Muitos, é claro, procuram um pouco de cada. Apesar de agregar todas as faixas etárias, o público interessado em conhecer a cultura de um determinado local possui algumas características em comum: nível de formação alto, interesse por aspectos como gastronomia tradicional, preocupação ambiental e disposição para se aprofundar em detalhes sobre os pontos de interesse.
Ávidos por sentir a ‘cor local’, eles querem interagir com os moradores e ter acesso a informações sobre acontecimentos e personagens históricos. Esse mergulho na história cria oportunidades que o profissional de turismo pode aproveitar, ampliando a oferta de serviços e desenvolvendo novos produtos, como:
- Restaurantes dedicados à gastronomia tradicional e Artesanato local;
- Visitas a casas onde viveram personalidades históricas locais, acontecimentos e fatos impactantes e curiosidades que costumam ficar de fora de livros didáticos;
- Conversas com habitantes locais mais antigos, testemunhas visuais de outra época, programações de entretenimento e visitas às comunidades tradicionais e/ou étnicas, sítios arqueológicos e ou/paleontológicos, lugares místicos ou esotéricos, visitas gastronômicas, passeios, cinemas e teatros, entre outros;
- Eventos culturais, observando as tendências de mercado e estabelecendo sintonia com a identidade local;
- Visitas a locações de filmes, minisséries ou novelas, que podem despertar o interesse do turista;
- Santos teve 1.290 novas empresas abertas só em 2023, segundo dados da Sala do Empreendedor Santista e a perspectiva é de que os números continuem crescendo ao longo de 2023. A Cidade conta também uma Unidade do Banco do Povo Paulista em Santos a qual já concedeu mais de R$ 17 milhões em financiamentos, desde sua implantação em 3 de junho de 2002. Dos projetos aprovados em 2023, 9 são da Linha Empreenda Mulher; cinco projetos da Linha Empreenda Afro e 4 projetos da Linha Empreenda Rápido;
- Para aprimorar a cultura empreendedora a administração pública local tem utilizado incentivos da Economia Criativa, por meio do Programa Vila Criativa. A Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) investiu em dez Vilas Criativas. Estes equipamentos estão instalados nos bairros de maior vulnerabilidade social (com menor IDH) e atendem mais de cinco mil pessoas por ano com qualificação profissional, além de oferecer atividades culturais e de convívio social.
- O Centro Histórico de Santos vem sofrendo com a progressiva deterioração da infraestrutura local, e os projetos de revitalização que estão sendo apresentados precisam considerar o desenvolvimento econômico, sustentável e social, e a construção de uma relação porto cidade, para o bem de ambas as partes.
- Este mesmo Centro Histórico reserva grande potencial para o Turismo Histórico-Cultural. No entanto é necessário reunir lideranças e especialistas do setor de turismo histórico-cultural, empresários e gestores independentes, para analisar o cenário econômico, propor estratégias de viabilidade técnica, sustentabilidade econômica e alternativas de desenvolvimento do setor;
- Como aproveitar a janela de oportunidades que se abrirá com a exploração do Turismo Histórico-Cultural na região
Para entender melhor esse cenário a Confraria Mais Negócios do protagonismo Cidadão, em seu jantar do mês de julho recebeu o gerente regional do SEBRAE Marco Aurélio Rosas, com a palestra: TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL | Janela de Oportunidades
SOBRE O PALESTRTANTE
MARCO AURÉLIO ROSAS | Graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP; Gestão da Inovação e Empreendedorismo pela FATEC-SP; Formação de Líderes pela Universitá Cattólica del Sacro Cuore em Milão-IT; Formação de Consultores Empresariais – FIA/USP; Programa de Desenvolvimento de Líderes – Lit Saint Paul; Consultoria e comunicação – Fundação Getúlio Vargas; Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Fundação Dom Cabral; Funcionário do SEBRAE-SP desde Janeiro/96, ao longo da carreira na instituição atuou nas áreas de Consultoria, Gestão de Projetos, Programas de Tecnologia e Inovação, Organização e Desenvolvimento de destinos turísticos e Gerente Regional. Atualmente exerce a função de Gerente no Sebrae Baixada Santista. Paralelo as atividades no Sebrae atuaram como Professor Universitário em Instituições como SENAC-SP, FATEC, FGV e Anhanguera, ministrando aulas na área de marketing, gestão de projetos, administração e empreendedorismo.
Facilitador | ALESSANDRO LOPES | Arquiteto e Urbanista, Mestre em Direito Ambiental com MBA Gestão de Projetos. Coordenador de Projeto (Implantação e Desenvolvimento de Metodologia BIM) Câmara Brasileira de BIM – CBIM-SP – Consultor Estratégico BIM e CIM Docente níveis Técnico, Superior e Especialização. Palestrante e Pesquisador de Cidades Inteligentes e Criativas.
OBJETIVOS DE NOSSO JANTAR
- Colaborar com a retomada do protagonismo econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações;
- Apoiar a formação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.
- Promover a atração de novos investimentos privados para a região;
- Aperfeiçoar as discussões dos grandes desafios da região;
- Difundir os propósitos e os objetivos do Protagonismo Cidadão, e o engajamento de sua comunidade em projetos de apoio à livre iniciativa;