TURISMO EM TRANSFORMAÇÃO| Estratégias e lições do Guarujá | por Selma Cabral

26 de maio de 2025

 

O turismo está em constante transformação, impulsionado por novas tendências de viagem e pelo desejo dos viajantes por experiências mais autênticas e conscientes. O foco está se deslocando para experiências que conectam os viajantes com a natureza, culturas locais e comunidades. A sustentabilidade e o impacto social também são cada vez mais importantes, com os viajantes buscando opções de turismo que minimizem o impacto ambiental e beneficiem as comunidades. A busca por experiências em contato com a natureza, como ecoturismo e turismo de aventura, está crescendo.

“A tecnologia está sendo utilizada para melhorar a experiência do viajante, desde a busca por informações e a reserva de viagens até a personalização dos roteiros e a comunicação durante a viagem.”

TECNOLOGIA – A tecnologia está sendo utilizada para melhorar a experiência do viajante, desde a busca por informações e a reserva de viagens até a personalização dos roteiros e a comunicação durante a viagemAs novas ferramentas que estão surgindo como portais, blogs e páginas de redes sociais especializadas também atendem a preocupação com o impacto ambiental e social das viagens, que levam os viajantes cada vez mais a buscarem opções sustentáveis e a se engajarem em práticas que beneficiem as comunidades locais. Este tipo de turismo busca gerar benefícios para as comunidades e o meio ambiente, promovendo a regeneração dos ecossistemas e o desenvolvimento socioeconômico das regiões. 

“as agências de viagem e as plataformas de reserva estão adaptando seus serviços para oferecer experiências mais personalizadas e adaptadas às necessidades e preferências dos viajantes.”

TURISMO CRIATIVO – Esta vertente do turismo visa oferecer ao viajante uma experiência diferente, proporcionando conexões reais com os moradores do destino e vivenciando a cultura localQuando associado às novas tecnologias, vai se concentrar cada vez mais em oferecer experiências autênticas e memoráveis, que vão além do simples consumo de produtos turísticos. Até por isso, as agências de viagem e as plataformas de reserva estão adaptando seus serviços para oferecer experiências mais personalizadas e adaptadas às necessidades e preferências dos viajantes.

 

ESTRATÉGIAS E LIÇÕES DO GUARUJÁ – Diante deste cenário a pergunta é se Guarujá está atenta para a diversificação da oferta turística, e qual é o planejamento atual da secretaria de turismo para as próximas temporadas.  Quais são os investimentos recentes ou previstos em infraestrutura e qualificação de atrativos, O Guarujá está pronto para receber influenciadores digitais, press trips ou outros formatos de mídia? Quais foram os números da última temporada? Há crescimento em relação a anos anteriores? O turismo internacional tem crescido no município, e qual o perfil do turista que visita Guarujá hoje?

Para responder estas e outras questões o painel AGENDA TURISMO promove no programa de 26 de maio, a partir das 20h, o debate: TURISMO EM TRANSFORMAÇÃO| Estratégias e lições do Guarujá, que terá como convidado especial: Aildo Rodrigues Ferreira | Secretário de Turismo de Guarujá. Comentários: Selma Cabral | Empresária do Setor de Turismo. Apresentação de Sérgio França Coelho e Elizângela Bafini.

Confira o podcast em nosso canal do youtube:

 

Assista também: