FÓRUM BRASIL

de Turismo Cultural

O Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural Agora é Fórum BRASIL de Turismo Cultural

Uma iniciativa do portal Protagonismo Cidadão, que em sua primeira edição realizada em 2022, reuniu em Santos o setor do turismo histórico-cultural e 27 cidades brasileiras, articulando empresários e gestores independentes para analisar o cenário e potenciais de incremento dos acervos históricos culturais no trade turístico nacional.

Em 2023, o FBTC realizou seu segundo encontro nacional, quando as experiências de cidades como São Luís do Paraitinga (SP), Ouro Preto (MG), Paraty (RJ) e Recife (PE) puderam ser compartilhadas.

A 3ª Temporada do Fórum Brasil, com o apoio do SEBRAE, realizará diversos encontros nas principais cidades históricas e de interesse cultural do país. Entre março e julho de 2024, o Fórum BRASIL dará continuidade ao seu “Roadshow” nacional e, com o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal de São Paulo, realizará a agenda Cidadã para promoção do Turismo Histórico-cultural no centro de São Paulo, que pretende valorizar, apoiar e incentivar ações que promovam o turismo no centro histórico da capital paulista.

O Turismo de Negócios e a Economia das Cidades

MICE 
A sigla internacional M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), conhecida no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos, representava até o início da pandemia: R$ 936 Bilhões. 12,93% do PIB brasileiro em 2019 (7,25 trilhões), 590 mil eventos por ano ou 1.600 por dia. O Mercado de eventos no mundo, de acordo com o setor, movimenta mais de 32 trilhões de reais anualmente.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES
“A cultura é um dos motores do crescimento do turismo”. A frase é do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, e foi dita durante uma conferência sobre turismo cultural, organizada pela OMT e pela UNESCO. Ainda de acordo com o executivo, o turismo cultural no mundo representa cerca de 37% do total do setor.

TURISTA CULTURAL
Apesar de agregar todas as faixas etárias, o público interessado em conhecer a cultura de um determinado local possui algumas características em comum: nível de formação alto, interesse por aspectos como gastronomia tradicional, preocupação ambiental e disposição para se aprofundar em detalhes sobre os pontos de interesse.

O papel das Empresas na Preservação

RESGATANDO A HISTÓRIA
O Resgatando a História é uma iniciativa para o apoio financeiro à recuperação do patrimônio histórico que tem o objetivo de restaurar e revitalizar patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais de todo o país.

Numa parceria inédita, o BNDES, a Ambev Brasil, a EDP, o Instituto Cultural Vale, o Instituto Neonergia e a MRS Logística investiram juntos mais de R$ 200 milhões à recuperação do patrimônio histórico nacional, fomentando a restauração e revitalização de elementos materiais, imateriais e acervos memoriais de todo o país.

CHAMADA PÚBLICA 2021
Em parceria, o BNDES, a Ambev Brasil, a EDP, o Instituto Cultural Vale, o Instituto Neonergia e a MRS Logística se comprometeram a investir R$ 200 milhões em projetos localizados em todas as regiões do país selecionados por meio da chamada pública realizada em 2021.

De acordo com o sítio do BNDES, o Resgatando a História tem o potencial de alavancar o poder de impacto e de transformação na sociedade. Com essa ação, grandes empresas brasileiras têm demonstrado, através do próprio exemplo, que as parcerias do setor turístico cultural com o setor privado não são apenas uma importante causa social, mas um bom negócio para suas marcas.