21 de março de 2022
Já imaginou ficar mais de 1h30 parado em uma fila? Essa é a realidade de diversas pessoas que resolvem realizar a travessia entre as cidades de Santos e Guarujá. Desde trabalhadores até turistas sofrem constantemente com a demora do serviço de balsas, que pode atrasar tanto por razões meteorológicas, como neblina, e por excesso de veículos. Ao longos de décadas a possibilidade de uma ligação seca entre as duas cidades é discutida e permanece no imaginário dos usuários da travessia.
Contudo, esse projeto de ligar as duas margens do estuário está mais próximo do que nunca de se tornar realidade. “A decisão está tomada, vamos fazer o túnel”, declarou o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, quando perguntado sobre a construção de um túnel ligando ambas as cidades.
O 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, realizado em 18 de março de 2022, no Santos Convention Center (Ponta da Praia), destacou os impactos positivos da travessia seca entre Santos e Guarujá no desenvolvimento portuário e na mobilidade urbana.
Após a conclusão da construção do túnel, uma gama de benefícios para as diversas pessoas que o utilizarem podem ser listados, dentre eles temos
- Menor tempo para chegar ao outro lado da margem;
- Menor gasto quando comparado ao gasto com tarifas;
- Maior inteligência, uma vez que não atrapalha o funcionamento do Porto de Santos;
- Mais segurança para todos, desde ciclistas até pedestres e skatistas;
- Melhora do tempo de deslocamento com o transporte público;
- Mais segurança para os navios;
- Melhor localização, ou seja, sem necessidade de sair da cidade para fazer a travessia e;
- Mais ecológico e sustentável, tendo como meta a redução da poluição do ar.
TURISMO – Na virada do ano de 2021 para 2022, mais de 3 milhões de pessoas eram esperadas nas praias da Baixada Santista para o Réveillon. Ademais, os turistas tendem a circular entre as cidades da região para desfrutar dos mais diversos passeios e atividades. De acordos com analistas, a implementação do túnel facilitará a locomoção entre as cidades tornando o fluxo de pessoas maior em ambas as cidades, o que por consequência levará ao aumento de dinheiro na região e maior oferta de empregos para os moradores. Tal análise está correta? Quais os benefícios para a cadeia econômica do turismo com a construção do Túnel Santos-Guarujá? As cidades com seguirão adequar a estrutura viária a esta obra? Qual será as consequências econômicas nos modais atuais, como balsas, barcas, ônibus e ciclistas? O VLT conseguirá se expandir para o Guarujá? E qual a expectativa após a realização do Fórum do último dia 18?
Para refletir sobre esse tema, o painel AGENDA TURISMO, promoveu no programa de 21 de março, o debate: TÚNEL SUBMERSO SANTOS-GUARUJÁ| Benefícios para o Turismo. Que recebeu como convidados: Eduardo Lustoza | Engenheiro e Consultor Portuário; Pedro Garófalo | Secretario Executivo da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) e José Luís Blanco Lorenzo | Vice-presidente do COMTUR
Confira o programa completo
SOBRE OS CONVIDADOS
EDUARDO LUSTOZA – Engenheiro membro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Consultor Portuário, Embaixador do Movimento Vou de Túnel e colunista da Plataforma Protagonismo Cidadão.
PEDRO LUIS QUARSMA GARÓFALO – Graduado em Marketing pela Universidade São Judas é consultor em estratégia de campanhas eleitorais e secretário executivo da União dos Vereadores daBaixada Santista (UVEBS)
JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo
SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se auto define como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Movimento Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020 e conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multi-plataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial em jovens de 25 a 35 anos, que ainda estão formando consciência crítica quanto aos desafios da vida nas cidades.