SELO DE TURISMO METROPOLITANO | Benefícios de uma estratégia regional

23 de agosto de 2021

 

A adesão dos municípios da Baixada Santista ao Selo Metropolitano de Turismo, discutida há anos na região, foi concluída no final de junho quando todas as prefeituras definiram pela adoção do selo. Após ganhar prioridade da Agência Metropolitana nos últimos meses, a certificação, que visa a integração do turismo regional prevendo a isenção de taxas de entrada e circulação de veículos para fins turísticos, deverá ser lançado na reunião do CODESB em 24 de agosto.

 

Em entrevista ao Portal Boqnews, o diretor executivo da Agem, Milton Gonçalves da Luz, declarou que o assunto foi amplamente debatido no âmbito das câmaras temáticas de Turismo e Mobilidade e Logística. “Todo o empenho dedicado ao tema surtiu o efeito desejado, e será um importante passo no processo de retomada do turismo na Baixada Santista. Destacando que as deliberações sobre a implementação do selo levaram em conta as caraterísticas regionais, respeitando as necessidades de cada município” declarou.

APOIO ESTADUAL – O Selo Metropolitano foi apresentado em dezembro de 2019 ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), após muito estudo e planejamento. Antes de entrar em vigor, a certificação será pauta de nova reunião da Câmara Temática de Turismo para ajustar os últimos detalhes sobre sua regulamentação.

Pesquisa revela percepção de moradores sobre Turismo na cidade – Prefeitura Municipal de Ubatuba

De acordo com informações divulgadas pela Agência Metropolitana da Baixada Santista, a expectativa é que para a próxima temporada de verão, finalmente, o selo se concretize. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, a ação piloto vai se dar por meio de uma plataforma digital, na qual as agências cadastradas poderão realizar o agendamento de visitas e obter a autorização para entrada e circulação.

A isenção tarifária de entrada e circulação turística pretende estimular a ordenação do fluxo, o consumo nos equipamentos e no comércio local, medidas essenciais para este período de recuperação econômica pós-pandemia.

 

ESTRATÉGIA METROPOLITANA – Em 2017, os secretários de turismo da Baixada Santista uniram forças para incentivar atividades náuticas e melhorar a integração das estratégias dos municípios de Santos, Guarujá, São Vicente, Mongaguá e Itanhaém. A ideia era criar um roteiro metropolitano que reunisse atrativos para os apaixonados pelo mar, e o fomento da economia local.

Primeiros números da apuração na Baixada Santista são divulgados pelo TSE | Boqnews

 

Atualmente, a discussão na AGEM em torno do Plano de Mobilidade e Logística Regional, com o objetivo de realizar um mapeamento dos pontos críticos e demandas estratégicas poderá ser decisiva para a integração do turismo regional aliado a adoção do selo. De acordo com o site do governo do Estado, o Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS) tem o objetivo Impulsionar ações de mobilidade urbana sustentável, de baixo impacto poluente e inclusivas nos nove municípios.

Ainda segundo site, os estudos são apoiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e serão realizados com recursos do Programa Euroclima+, da União Europeia, que financia ações de mitigação e adaptações aos efeitos das mudanças climáticas.

Em tal contexto, quais cidades estariam mais bem preparadas para a adoção e exploração dos benefícios do selo metropolitano? Que tipo de tecnologia será usada e como ela beneficiará esta iniciativa? O turismo náutico será favorecido? E os profissionais e empresários do setor, como enxergam tudo isso?

 

Para refletir sobre estas questões, o Live Protagonismo Regional em Debate, em seu painel AGENDA TURISMO do mês de agosto, promove no programa do dia 23, a partir das 20h00 o debate: SELO DE TURISMO METROPOLITANO | Benefícios de uma Estratégia Regional

Que terá como convidados:

Milton Gonçalves – Diretor Executivo da Agencia Metropolitana de Desenvolvimento (AGEM)

Renato Marchesini – Secretário de Turismo de São Vicente

Rafael Redó – Vice-prefeito de Mongaguá

José Luís Blanco Lorenzo – Presidente do Conselho de Turismo de Santos (COMTUR)

 

 

Apoio

EGRÉGORA S/A | HOLDING DE INVESTIMENTOS

GMV RECYCLE | GESTÃO DE RESÍDUOS

CIESP | SANTOS 

Protagonismo Cidadão, o GOVERNO é VOCÊ!

 

SOBRE OS CONVIDADOS

  • MILTON GOLÇALVES DA LUZ – Jornalista, começou sua trajetória no serviço público em 2004 como assessor do ex. Deputado Edmur Mesquita, e posteriormente assessorado os deputados Mariângela Duarte e Cassio Navarro e o governo do ex-prefeito Luis Claudio Billi. Atualmente, é o Diretor Executivo da Agencia Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista (AGEM)
  • RENATO MARCHESINI – Secretário de Turismo de São Vicente, Mestrando Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo
  • RAFAEL REDÓ – Advogado, Foi Vereador em Mongaguá por dois Mandatos, e Gerente Regional do CDHU. É o atual Diretor de Esportes e Vice Prefeito de Mongaguá, SP
  • JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo

OUTROS PROGRAMAS DO PAINEL TURISMO