Um fato inegável é que a tecnologia vem se tornando cada vez mais presente na vida de todos. Desde os celulares que estão sempre ao alcance das nossas mãos, até as geladeiras inteligentes que preparam lista de compras, a tecnologia está em praticamente tudo. Mas a abordagem desta semana do Protagonismo Regional em Debate é sobre como a tecnologia pode auxiliar para uma maior eficácia na segurança da população.
Quando falamos em segurança, seja pública ou privada, a primeira referência que vem à cabeça das pessoas, é a atuação e eficiência dos seus agentes de segurança. Muito embora a avaliação da segurança tenha outras importantes variáveis, é difícil para o cidadão comum, no primeiro momento identificar tais estas variáveis, contribuindo sistematicamente para o desgaste da imagem das polícias perante o cidadão. A visão negativa da população em relação à polícia, tem múltiplas causas e fatores de contribuição. Baixos salários, treinamento inadequado, gestão de pessoas e muito mais. Nesse cenário, a tecnologia ganha ainda mais protagonismo.
TECNOLOGIA NA SEGURANÇA – Em pleno século 21 e com um avanço significativo na das tecnologias, o uso de dispositivos e sistemas eletrônicos para auxiliar no aumento da segurança tornou-se indispensável e vai muito além de câmeras de segurança no portão de casa. Se no setor público é possível encontrar inúmeras deficiências na segurança, o setor privado por sua vez dispara na frente trazendo sempre novidades para aumentar a eficiência e sensação de segurança da população.
No ano de 2022, em uma palestra inédita com o tema “tecnologia 5g e seus impactos na segurança pública”, o então ministro das comunicações Fábio Faria falou sobre o futuro das cidades e o uso de Inteligência Artificial no combate à criminalidade, onde câmeras com reconhecimento facial darão suporte à polícia nas imagens em tempo real, serão uma realidade em breve para a maioria das cidades do Brasil de grande e médio porte,
Em seu discurso, o ministro trouxe pontos que observou em países como Israel e Estados Unidos e adiantou: “Nossa estimativa é que as capitais brasileiras, como Florianópolis, já possam experimentar a velocidade de conexão 100 vezes mais rápida, ainda em 2022. A tendência é que muito da nossa operação mude quando pudermos conectar carros, uniformes, locais públicos e até mesmo viaturas, que a tecnologia das redes 5G permitirá muito em breve.
Veremos coisas (máquinas) conversando com máquinas e trocando informações que vão combater o crime”. Além da melhoria no monitoramento das vias públicas, o uso da AI (Artificial Inteligence) também possibilitará a análise de áudios com alta definição.
OS IMPACTOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS -. Diversos setores serão beneficiados com a automação do 5G, tendo uma maior produtividade e entregando serviços de melhor qualidade a população. Além da cobertura nas cidades do Brasil, a tecnologia 5G promete também chegar a 1.700 localidades rurais através do 5g standalone, que atualmente é o que há de mais moderno no mundo. Os benefícios não param por aí. Com uma velocidade que pode ser 100 vezes superior à sua tecnologia antecessora, o 5G permitirá também o transporte mais rápido de informações, sem a chamada “latência de sinal”, que é o tempo de retorno do sinal de um lugar para o outro.
O que podemos observar desta novidade tecnológica é que provavelmente a vida como conhecemos não será mais a mesma. Cada vez mais pessoas estarão conectadas umas às outras, dos lugares mais remotos do mundo, e a segurança será sentida cada vez mais tanto on quanto off line.
Nesse contexto, as práticas de segurança pública e privada têm recorrido à tecnologia e às inovações tecnológicas para enfrentar a criminalidade. Aplicações várias, como exemplo, “APP contra as agressões contra as mulheres”, sistemas inteligentes de gerenciamento de vídeo, com a inclusão de Inteligência artificial, analíticos sendo amplamente utilizado para reconhecimentos de faces, veículos, câmeras vestíveis (body Cam), fechaduras biométricas (voz, face, íris, etc) que possibilitam maior comodidade e mitigar riscos, câmeras veiculares que evitam colisões, avaliam se o condutor está alcoolizado, com sono, tudo isso visando proteger o cidadão. 1 https://www.ssp.s
CÂMERAS NOS UNIFORMES POLICIAIS – No estado de São Paulo, o uso das câmeras corporais pela PM/SP teve um impacto positivo em relatório da FGV publicado em Dez/22, onde aponta queda de 57% nos casos de mortes em confronto com a Polícia e de 63% nas lesões corporais, Qual a opinião dos especialistas a respeito desse tema polêmico? Por outro lado, a tecnologia por si, não extingue a ação delituosa, mas contribui fortemente para a desestimular seu intento. Como integrar soluções para que o cidadão comum possa utilizar e sentir-se um pouco mais seguro? As Cidades Inteligentes têm um conceito que leva em conta tudo o que favorece a eficiência e a qualidade de vida no município para se pensar a cidade. Quais os casos de sucesso no Brasil ou fora dele? “Aldous Huxley” escritor inglês, autor do clássico da literatura “Admirável Mundo Novo” traz em sua obra a ideia de que a tecnologia deve ser utilizada como os fins de semana em prol dos homens. Como interpretar essa afirmação atualmente, com tantas aplicações e Inteligência Artificial disponíveis? Elas estão ao nosso dispor ou nos tornamos reféns desse emaranhado tecnológico? Qual é a importância da capacitação tecnológica dos funcionários e operadoras em especial da área de Projetos? Quais são os DESAFIOS que teremos que enfrentar nos anos vindouros para que tenhamos uma sociedade mais Segura? Para refletir sobre esse tema, o painel INOVATECH, promove no programa de 19 de junho, a partir das 20h, o debate: SEGURANÇA E SOCIEDADE | Inteligência Artificial, que terá como convidados: JEFFERSON TIMO DE OLIVEIRA | Diretor Governo Hikvision Brazil; Marco Alves dos Santos| Chefe de Departamento de Planejamento e Tecnologia Sec. Seg. PG. e Daniel Coelho | Especialista em Sistemas Eletrônicos de Segurança.
SOBRE OS CONVIDADOS
JEFFERSON TIMO DE OLIVEIRA | Diretor Governo Hikvision Brazil
MARCO ALVES DOS SANTOS| Graduado em Tecnologia e Informática pela São Judas, Graduando (em andamento) em Computação Licenciatura pela Universidade Estácio de Sá. Guarda Civil Municipal: Inspetor Operacional (2001-2004), Inspetor Chefe (2004-2007), Comandante da Guarda (2007-2016), Ouvidor da Guarda Civil Municipal (2016-2018) da Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública, Departamento de Planejamento e Tecnologia: Inspetor Chefe de Departamento (desde 2018) Liderou o desenvolvimento de estratégias e operações para a Guarda Civil Municipal, além de atuar na Coordenação de equipes em diversas áreas, Membro da Comissão Municipal de Tecnologia e Informática, influenciou nas políticas digitais e aprimorando os sistemas de gestão da segurança pública, na capacitação contínua em Gestão de Projetos, Sistemas e Gestão em Segurança Pública, no uso da Informação na Gestão da Segurança Pública e na análise Criminal, através, na formação da cultura de Interesse e habilidades em Planejamento e Gestão Integrada de Segurança Pública, bem como na aplicação de tecnologia para otimizar os processos. Atualmente ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança de Praia Grande.
DANIEL CÉSAR COELHO JR | Advogado, Auditor pela FCAV/USP, Pós-Graduado em Gestão Pública pela PUC – Campinas/SP. MBA – em Gestão Estratégica pela USP (em curso). Consultor Jurídico em Sistemas Eletrônicos de Segurança. Especialista em Vídeo Proteção Pública e Privada. Coautor da primeira Norma de Gestão do Segmento de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE. Consultor do Centro de Capacitação Profissional da ABESE. Coordenou sete edições do Congresso Internacional de Segurança Eletrônica – CIS. Coordenador do Fórum de Monitoramento de Cidades, atualmente é Consultor Executivo em Sistemas de Segurança, Coordenador do Comitê Técnico de Monitoramento Público, Pesquisador e Professor convidado do Instituto de IPECS – Santos/SP.
Assista o programa completo
SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.
Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.
Temas Relacionados
INSEGURANÇA NAS ESCOLAS | Tecnologia para enfrentar a crise?