Em 2008 nascia no Brasil o Instituto Lado a Lado pela Vida. Inspirado no Outubro Rosa, uma campanha internacional voltada para a conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o Instituto decidiu voltar-se para a difícil missão de conscientizar os homens sobre um tipo de câncer considerado o 2º mais letal entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pulmão: O câncer de próstata.
E se em 2022, com um registro de 44 mortes por dia em decorrência da doença, ainda existem homens que se recusam a fazer os exames que diagnosticam a presença do câncer, há mais de uma década atrás era praticamente impossível tocar em um assunto ainda considerado tabu, uma vez que o exame realizado para detectar a presença de um possível tumor é o de toque retal, que assombra até os dias atuais, a grande maioria dos homens.
Quando diagnosticado em seu estágio inicial, a eficácia no tratamento do câncer de próstata chega a 90%, porém mesmo com este alto índice de sucesso, muitos homens ainda morrem por conta da procura tardia pelo tratamento, fazendo-a apenas quando os sintomas aparecem e causam incômodo, como por exemplo dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas. Para que haja um diagnóstico precoce da doença, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que mesmo sem a presença de sintomas, homens a partir de 50 anos procurem por um urologista. Em casos de grupos de risco, é recomendável que os exames sejam feitos mais cedo, a partir dos 45 anos. Em caso de sintomas, a procura deve ser feita o mais rápido possível.
Outras doenças que acometem os homens Mas não é só o câncer de próstata que ameaça a saúde e a vida dos homens. Por esta razão, em 2011 foi criada a campanha Novembro Azul, que vem ganhando cada vez mais força na conscientização do público masculino sobre as principais doenças que colocam em risco o seu bem estar. Além do câncer de pulmão, pele, rim, bexiga, testículos e pênis, existem também doenças crônicas, cardiovasculares e mentais. Sem contar questões de paternidade e violência.
Campanhas deste tipo são de uma grande importância para levar informações e maior acesso a um serviço de saúde qualificado. E o Novembro Azul está aí para engajar cada vez mais a população, profissionais da saúde e empresas para que busquem políticas públicas eficientes e uma educação que contribua para o crescimento da consciência do homem sobre a importância do autocuidado físico e psíquico.
A descoberta do autocuidado. Engana-se quem pensa que o cuidado com o corpo está relacionado apenas à saúde. Há muito tempo, a vaidade com cuidados estéticos deixou de ser uma pauta feminina e vem caindo cada vez mais nas graças do público masculino, ocupando 30% do mercado de cirurgias plásticas atualmente. Entre os procedimentos mais procurados, está a blefaroplastia (retirada do excesso de pele das pálpebras), a ginecomastia (redução das mamas masculinas), lipoaspiração (retirada do excesso de gordura corporal) e a queridinha harmonização facial que não chega a ser uma cirurgia, mas uma série de procedimentos estéticos que melhoram as proporções dos elementos que compõem o rosto, dando um aspecto mais bonito sem perder as características pessoais.
Seja por cuidados estéticos ou questões de saúde, é fundamental que o homem aprenda a olhar para si próprio com um pouco mais de zelo. Mas mesmo com tantas informações esclarecedoras, algumas questões ainda podem ser debatidas sobre o assunto.
Como é possível quebrar alguns tabus que ainda atrapalham na conscientização sobre este autocuidado? Há mudanças nesse comportamento masculino após o início da campanha Novembro Azul? De que forma as empresas podem contribuir no estímulo ao cuidado com a saúde dos homens? O que ainda impossibilita que o público masculino busque e tenha acesso a estes cuidados?
Para falar deste tema tão fundamental, recebemos nesta segunda dia 14 de novembro de 2022 o Medico Cirurgião Plastico Dr Eugenio Cação.
Assista ao programa na integra:
SOBRE OS CONVIDADOS
EUGENIO CAÇÃO | Técnico em química industrial, médico cirurgião geral, cirurgião plástico especialista e titular, diretor científico da residência de cirurgia plástica Dr. Osvaldo Saldanha, secretário e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da Regional São Paulo, atualmente Secretário Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Cirurgião Plástico na Prefeitura de Santos e na Prefeitura de Cubatão. Vice Diretor técnico do AMBESP da Zona Noroeste, Mestre em direito stricto sensu pela UNISANTA
SOBRE O PROGRAMA
O Protagonismo Cidadão é um negócio social (plataforma de cidadania digital). Iniciativa não governamental é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, para o apoio à livre iniciativa cidadã. Nossa plataforma se autodefine como uma Visão (Plataforma de Conteúdo), Selo (Clube de Negócios) e Agência de Marketing Digital (Canal de Comunicação na internet).
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O Protagonismo Regional em Debate é um programa de entrevistas e debates pautado na identidade e vocações econômicas da região. Apresentado pelos consultores organizacionais Sergio França Coelho, Lucia Helena Cordeiro e nossos comentaristas, é produzido pela equipe de comunicação do Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Tela Vip Digital.
O programa tem duração de 60 minutos e transmissões feitas pelos canais do Protagonismo Cidadão e do Diário do Litoral na internet (Lives). Fez sua estreia em 30 de maio de 2020 e conta, desde então, com a participação de empreendedores e lideranças de diversos setores.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico regional no contexto ante os desafios nacionais, através da melhor exploração de suas vocações. A criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje restritos às áreas: política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.