Santos Futebol Clube: A MINA DE OURO NÃO EXPLORADA – Toninho Garcia*

SANTOS FUTEBOL CLUBE: UMA MINA DE OURO AINDA NÃO EXPLORADA PELO TURISMO DA NOSSA CIDADE.

Ir à mesma cidade todos os anos pode se tornar muito enfadonho, mas se o motivo da viagem se renovar a cada viagem, o turismo se torna mais atrativo.

Estou falando dos turistas visitarem Santos por causa do time do Santos F.C. Explico: todos sabemos que as disputas entre times de futebol movimentam e mobilizam grandes públicos, daí, o que teríamos que fazer seria apenas criar oportunidades de um existir em função do outro.

E é nesse sentido que o meu artigo se posiciona: tenho duas propostas para movimentar a cidade de Santos despertando uma real possibilidade entre estes dois universos: turismo e futebol.

Analise, temos um time com uma enorme representatividade: o glorioso Santos Futebol Clube. Revelou o “Atleta do Século”; parou uma guerra; é um time goleador, ou seja, é o que mais marcou gols até hoje; e para finalizar com chave de ouro, é o segundo time do coração de milhões de pessoas em todo o mundo.

Somado a esses pontos positivos gravitando em torno da marca Santos Futebol Clube, podemos agregar alguns outros pontos importantes: a população brasileira tem grande identificação com atividades físicas e esportivas.

E aqui chegamos aonde eu queria chegar. Proponho à cidade de Santos protagonizar, audaciosamente, dois eventos esportivos:

• Um nacional
• Outro internacional.

Vamos a eles. O primeiro, nacional: SANTOS DAY.

O que seria SANTOS DAY?

Seria uma enorme festa na cidade de Santos. Em uma semana, sócios e torcedores do Santos F.C. viriam de todas as partes do Brasil, e ficariam hospedados nos hotéis da cidade para conhecer na prática como é o dia a dia do clube, e a felicidade de ser santista. Seja ele apenas morador, ou seja ele torcedor.

Ou ainda, para felicidade geral da nação, as duas coisas juntas. Esses turistas irão conhecer as nossas praias, nossos monumentos, nossos pontos turísticos, claro, incluindo a vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro.

E para fechar o circuito, o Memorial das Conquistas e o Museu Pelé. E deveremos incluir nesta semana de festa várias atividades esportivas, entre elas alguns Fóruns específicos onde celebridades com vasto conhecimento sobre esportes estariam propondo novas saídas para que o futebol brasileiro volte a ter a pujança de outros tempos. E os sócios do peixe presentes na SANTOS DAY estariam propondo suas ideias para a administração do clube, e caso sejam boas, poderão até ser aproveitadas pela diretoria atual do glorioso Santos F.C.

Notou a importância turística e histórica de um evento como esse? Essa é uma necessidade urgente que a estrutura dos esportes no Brasil está clamando, e nada como a cidade de Santos que já possui tanta relevância na História do Brasil como uma cidade de vanguarda, como também o time de Santos que até hoje é um time vitorioso e inovador, para, juntos, darem o pontapé inicial. A cidade e o time estão precisando desse evento. Já estou imaginando o outdoor gigante na entrada da cidade: Bem-vindos ao SANTOS DAY: mais do que uma festa, um novo marco no futebol brasileiro.

Agora, vamos ao evento internacional: Teenagers Champions Soccer.

O que seria o Teenagers Champions Soccer?

Seria um torneio internacional de futebol realizado na cidade de Santos com 4 (quatro) equipes de jovens jogadores, entre 13 a 15 anos. Reuniria os campeões de times de base, jogadores jovens de três países, e o quarto seria o time jovem do Santos F.C.

Analise: o Brasil ainda é o maior celeiro de craques do mundo, todavia, jovens craques têm surgido em várias partes do planeta, Kylian Mbappé, craque francês é um bom exemplo. Imagine o interesse que três times de três países diferentes com vários craques despontando no cenário futebolístico, despertaria em milhares de pessoas? Todo o cenário anterior da SANTOS DAY com milhares de turistas do Brasil visitando vários pontos turísticos da cidade, seria substituído por turistas estrangeiros, todos novamente consumindo tudo o que têm direito: bons hotéis, bares e restaurantes, lojas de varejo. E ainda iriam levar para seus países de origem um conceito muito positivo da nossa cidade. Enfim, imagine esse torneio sendo realizado todo ano, o volume de dinheiro que estaria sendo despejado na cidade.

Em uma semana, sócios e torcedores do Santos F.C. viriam de todas as partes do Brasil, e ficariam hospedados nos hotéis da cidade para conhecer na prática como é o dia a dia do clube, e a felicidade de ser santista. Seja ele apenas morador, ou seja ele torcedor.

A transmissão dos jogos seria através de streaming, serviço na internet preferido pelos jovens, estaríamos agregando valor ao torneio pois essa distribuição digital teria total pertinência, já que o torneio é de jovens atletas, então seria assistido nos smartphones. Um player com experiência internacional pagaria o custo do torneio.

Bem, para encerrar, li uma frase interessante que a maioria dos que irão ler esse artigo já devem ter lido: “Pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho”. Muito bem, porque me referi a essa frase? Porque eu sei que muitos irão dizer que exagerei na dose ao tentar criar um torneio internacional desse porte aqui em Santos. Eu respeito a opinião dessas pessoas, mas eu encerro a questão dizendo que pertenço à turma que prefere pensar grande.

A nossa cidade já é reconhecida como uma das melhores cidades do país para se viver, e não é por acaso já que possui um alto índice de qualidade de vida, sete quilômetros de praia, acompanhados pelo maior jardim de orla do mundo. A cidade de Santos faz por merecer esse título. E o Santos, clube, por ter um produto – futebol -, produto esse que já atravessou as fronteiras, não pode ser mais encarado como uma simples atividade de lazer, conquistou contornos de um grande negócio de uma nova indústria de entretenimento, podem, juntos – cidade e clube -, serem protagonistas desses dois eventos.

Reconhecido isso, mãos à obra: uma boa equipe de marketing irá fazer com que, ao longo dos anos, os dois torneios conquistem a primazia de estarem entre os dois principais eventos ligados ao futebol realizados no Brasil.