SANTOS EM CENA A HISTÓRIA | A Arte em Prol da Educação

Por Augusto Sarvam e Maria Luiza De Paiva Diniz

21 de outubro de 2024

O Projeto “Santos Em-Cena-a-História”, foi idealizado para desenvolver, através de cenas teatrais, uma narrativa da história de Santos desde seus primórdios, com ênfase para as personagens que construíram essa história, a exemplo do que foi apresentado no 2º Fórum de Turismo Cultural, realizado na Associação Comercial Industrial de Santos com a cena Viagem no Tempo Pela História de Santos.

Na ocasião elegemos Benedito Calixto que como narrador da História, numa caminhada imaginaria que o levava ao encontro de Anchieta, Tome de Souza, Brás Cubas, este que em 1546, tornou-se governador da Capitania, que se elevou à condição de Vila, futura cidade SANTOS.

Brás-Cubas – Em 1543, o colono Luís de Góis terminou a construção de uma capela em homenagem a Santa Catarina, erguida no sopé do outeiro, reconstruída sobre ele. Sobre este outeiro, eu, Brás Cubas lancei os fundamentos desta povoação, fundando em 1º.de novembro de 1543, Dia de Todos os Santos o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que deu o nome a esta cidade e à primeira instituição pia que se estabeleceu no Brasil. Pois com o crescimento e a movimentação do Porto, vieram também as doenças.

 

Falamos sobre o Bonde a cavalo e depois elétrico, verdadeiro passaporte para o futuro, e levamos o público a percorrer ruas, coretos, igrejas, monumentos históricos, teatros, praças. Chegando a Praça dos Andradas que foi no final do século 19, considerada como o primeiro jardim público de Santos, se consolidando como um espaço de lazer para a população. Ostentava belas alamedas, lagos com pontes e cascatas, viveiros de pássaros e até um coreto. As bandas de música da cidade, em especial a do Corpo de Bombeiros, se apresentavam nos finais de semana. À noite, o parque era iluminado por vistosos postes dotados de lampiões a gás.

Também ficou conhecido como a praça dos fotógrafos, já que ali, até o fim do século 20, se concentravam os chamados lambe-lambe.
Referência importante do Centro Histórico, a Praça dos Andradas abriga a linda Cadeia Velha, o Teatro Guarany e a Rodoviária de Santos.
Percebemos o quanto esse processo envolve emocionalmente a plateia, despertando um sentimento se pertencimento, orgulho e de
necessidade de preservar e defender essa história.

 

O turismo cultural e histórico é um instrumento imprescindível para que se desenvolva o sentimento de patriotismo nas mais diversas localidades e regiões brasileiras que abrangem uma infinidade de narrativas com características diversas e por isso mesmo de uma riqueza inestimável.

O sentimento de pertencimento, desperta o instinto de defesa e preservação tanto do patrimônio histórico quanto do patrimônio físico que abriga essa narrativa como testemunha concreta da História.
Nossa intenção é que dum, o Pequeno Aprendiz, personagem do livro homônimo, integre o elenco que conduz essa narrativa histórica.

 

O QUE EXPERIENCIAS ENSINAM – Hoje o Brasil conta com mais de 20 cidades consideradas históricas pelos conselhos de preservação. Além de outras dezenas fazerem parte do patrimônio artístico, natural, material e imaterial. Diante de todo esse contexto, é possível afirmar que o Brasil está vencendo o desafio de preservar sua cultura e história mesmo diante das contradições dos tempos atuais? Quais são as vantagens concretas de preservarmos nosso patrimônio? Quais Problemas precisamos superar e quais incentivos perseguir? Qual é o perfil de turista que visita uma cidade patrimônio e seu histórico? O que ele espera explorar?

Para refletir sobre esse tema, o painel AGENDA TURISMO do Protagonismo Regional em Debate promove no programa do dia 21 de Outubro o debate: SANTOS EM-CENA-A-HISTÓRIA |A Arte em Prol da Educação, que terá como convidado especial: Augusto Sarvam | Escritor e Membro Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Praia Grande, e comentários de Maria Luiza De Paiva Diniz | Professora historiadora, e Produtora Cultura e Vanessa Rajomes | Empresária do Setor Cultural

 

SOBRE OS CONVIDADOS

AUGUSTO SARVAM | Escritor, Formado em Psicanálise Clínica pelo Instituto ILLUMEM, Pedagogia pela Universidade Paulista.; pós-graduado-graduado em Neuro psicopedagogia pela Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto SP. -Extensão- Concepções, Estrutura e Fundamentos do Texto Literário, Extensão- Estudos da Literatura Dramática. Extensão – Leitura e Literatura Infantil. Pós-Graduado- Literatura Brasileira no Contexto da Literatura Universal; -Pós –Graduado- Psicanálise e Psicologia; -Pós-Graduado- Semiótica e Análise do Discurso; -Pós- Graduado- Psicologia e o Desenvolvimento Infantil. Autor de 28 Textos Teatrais Infantis e 3 textos Literários; Palestrante- Pedagogia da Psique, amar essência; -Psique e seus Fantasmas; -Diretor Teatral, Dramaturgo, Ator, Arte-Educador; -Autor da Pentalogia- Dum O Pequeno Aprendiz Em Busca da Magia “A Lição”; Idealizador Projeto Pensando Entre Palavras e Amigos; Projeto “A Língua é a Pátria da Gente; Membro Fundador IHGPG. Instituto Histórico de Praia Grande SP; Atual Vice-presidente da ALAPG- Academia de Letras e Artes de Praia Grande SP.

MARIA LUIZA DE PAIVA DINIZ |Professora, com formação em piano, cenógrafa, figurinista, escritora, poeta e historiadora, atriz, diretora teatral, arte-educadora, dramaturga, autora e adaptadora de textos literários e teatrais com várias premiações (melhor texto, figurino, cenografia. direção. Melhor espetáculo) em festivais de teatro 1982 -Membro Fundador e 2ª.-Presidente da ALARP: Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto – cadeira nº5 (patrono Monteiro Lobato); Sócia diretora da CIA RECRIAPALHANDO SS LTDA, fundada em 2001; Criadora , diretora e apresentadora (com Augusto Cesar) dos programas “O BAÚ DA VOVÓ LULU E O PALHAÇO PLIMPLIM” e TV- ARTE em parceria com a TV Primeira de São Vicente desde 2008 e dos Projetos: NA CÂMARA, A HISTÓRIA” e “SÃO VICENTE EM-CENA A HISTÓRIA” reconhecidos como patrimônio imaterial de São Vicente, pelo IBAM e SECTUR – Secretaria Estadual de Cultura, pelo qual recebeu a Medalha de Mérito Cultural outorgado pela Câmara Municipal de São Vicente. Diretora e criadora com Augusto Cesar e Roberto Marques (guarda Juju, da praça é Nossa) do Projeto de Humor “Essa É BOA”.

VANESSA RAJOMES | Jornalista e produtora, atuando há 10 anos na área cultural fomentando o mercado da Economia Criativa, Ceo do Grupo Vapa Empresa de gestão cultural, editora infanto-juvenil e atual Diretora de Relações Públicas da Pinacoteca Benedito Calixto.

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade.
Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação.
Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação do Portal Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região.
As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.

AGENDA TURISMO

Programa nº 224 de 21 de outubro de 2024
Tema: SANTOS EM-CENA-A-HISTÓRIA |A Arte em Prol da Educação,
que terá como convidado especial:
Augusto Sarvam | Escritor, Produtor Cultural e Membro Fundador IHGPG. Instituto Histórico de Praia Grande SP
Comentários de: Maria Luiza De Paiva Diniz | Professora historiadora, e Produtora Cultura e Vanessa Rajomes | Empresária do Setor Cultural

Apresentação Sérgio França Coelho e Lucia Helena Cordeiro
Estúdio: Avenida Ana Costa 222, sala 77