PROJETO VLT | Custos e benefícios para Mobilidade Urbana

06 de maio de 2024

 

Em operação há alguns anos em cidades europeias com excelentes resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O moderno Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,1km de extensão foi totalmente entregue à população no dia 31/01/2017, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos.

A população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista já usufrui dos benefícios do VLT, com menos poluição sonora, além da redução do tempo gasto nas viagens entre os municípios.

VANTAGENS E DESVANTAGENS – O VLT é mais leve quando comparado ao trem. Ele transporta menos passageiros e quase não faz barulho quando trafega. O transporte acaba sendo uma ótima alternativa para quem faz pequenos trajetos e deseja chegar. A vantagem do VLT é que ele é um modal de baixo custo e se encaixa amigavelmente na paisagem urbana, sendo alternativa nos centros das grandes metrópoles para cobrir pequenos trajetos e complementar outros meios de transporte, como os próprios trens e metrôs. Dentre as desvantagens, está o fato de não ser flexível para circulação fora do corredor e sua operação e manutenção necessitarem de uma infra- estrutura organizacional relativamente complexa.

 

CUSTOS PARA O ESTADO – No início de 2020, o portal do jornal Boqnews informava que orçamento previsto com gastos pelo Governo do Estado, via EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, para a implantação do VLT em toda sua extensão (três fases), era de R$ 1,6 bilhão. Nos valores globais estavam inclusos a elaboração dos projetos, aquisição dos VLTs. gerenciamentos, desapropriações, implantação dos sistemas e infraestrutura. Apenas no trecho restrito a Santos, ligando o terminal em direção ao Centro seriam investidos R$ 217,7 milhões, além de R$ 19,3 milhões previstos para gastos com desapropriações em 31 imóveis que seriam atingidos pela expansão do modal. Em operação desde dia 31 de janeiro de 2017, a primeira etapa do VLT contempla 11 quilômetros de extensão ligando as estações Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos. A terceira etapa, em direção à área continental de São Vicente, aguarda os estudos realizados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas para fornecer subsídios com o detalhamento do projeto executivo.

Para refletir sobre esse tema, o painel de Governança Local do Protagonismo Regional em Debate promove no programa do próximo dia 25 de março, a partir das 20h, o debate: PROJETO VLT |Custos e Benefícios para a Mobilidade Urbana Que terá como convidados: Fabio Coelho | Chefe de Departamento da EMTU; Rodolfo Amaral | Jornalista e Consultor Econômico, Comentários;

SOBRE OS CONVIDADOS

FABIO COELHO | Membro da Comissão de Transporte da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; Membro das Câmaras Temáticas de Logística e de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista- AGEM; Gestão da operação dos serviços de transporte metropolitano na Baixada Santista (ônibus e VLT); Chefe do Departamento de Fiscalização/ Especialista/ Analista / EMTU/SP – Santos, SP

RODOLFO AMARAL | Jornalista, consultor financeiro, já foi secretário de finanças das cidades de Santos, Guarulhos e São Vicente. É sócio-diretor da R Amaral Associados e da Data Center Brasil, colunista e comentarista do Jornal A Tribuna e do Protagonismo Cidadão.

 

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

 O programa Protagonismo Regional em Debate, apresentado pelos consultores e fundadores da plataforma Sergio França Coelho e Lucia Helena Cordeiro é produzido pela equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão, e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020. Conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.