PRAIA GRANDE DE ONTEM E DE HOJE | Uma Estratégia de Sucesso?

Antes habitada por indígenas e longe de ser um ponto de destaque para turistas, Praia Grande foi emancipada em 1967 e, a partir da década 90 e início de 2000, passou a ser referência de transformação no estado de São Paulo, tendo recebido no início, influência das atividades de veraneio, que se expandiu a partir de Santos, avançando para os demais municípios da Baixada Santista.

 

 

Inaugurada em 1980, a Ponte do Mar Pequeno contribuiu para desafogar o trânsito da Ponte do Pênsil e facilitou o acesso à capital, permitindo ligação direta ao município por meio da Rodovia dos Imigrantes, o que aumentou o contingente de pessoas consideradas “turistas de um dia”.

Praia Grande possui a maior parte do seu território inserida em unidades de conservação, mas isso não impediu que houvesse um forte crescimento do setor da construção civil no município, ocorrido sobretudo no decorrer da década 1990.

Esta década, principalmente a partir de 1993, foi marcada por grandes mudanças na infraestrutura da cidade. Uma série de obras de infraestrutura, paisagismo e urbanização, acabou atraindo milhares de famílias para o município.

 

 

Tal fenômeno causou um imenso inchaço populacional na região compreendida entre a atual Via Expressa Sul, a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e a Serra do Mar, criando bairros ocupados por população de baixa renda, como Jardim Quietude, Ribeirópolis.

No começo da década 2000, com a ocupação integral da orla, o processo de densificação do território se consolidou. O Produto Interno Bruto (PIB) do município mais que dobrou no início da década, uma vez que, em 2000, era de aproximadamente R$ 1,1 bi, passou a RS,2,78 bi, em 2009.  Apesar dos avanços, Praia Grande ainda tem desafios estruturais a serem vencidos.

Como cidade de veraneio que recebe 1 milhão de veranistas todas as temporadas, ainda não conseguiu alterar o perfil do turista capaz de incrementar este setor e realizar a conversão de seus indicadores socioeconômicos.  Neste sentido, seria possível afirmar que as mesmas estratégias adotadas nas décadas 1990 e 2000, que transformaram a imagem e a infraestrutura de PG continuarão funcionando para os desafios atuais? Qual seria o papel do setor privado e do turismo neste cenário? Como a sociedade tem participado na construção da melhor exploração dos potenciais locais?

Para analisar esse cenário com o tema PRAIA GRANDE DE ONTEM E DE HOJE – Uma Estratégia de Sucesso, o Protagonismo Regional em Debate do dia 19 de junho, em seu painel AGENDA TURISMO, recebeu Maurício Petiz – Secretário de Turismo de Praia Grande, Andre Ursini – Empresário, CEO Complexo logístico ANDARAGUÁ, e José Luís Blanco Lorenzo – Vice-Presidente do Conselho de Turismo de Santos (COMTUR), com a apresentação de Sérgio França Coelho.

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Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelos canais do Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.

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SOBRE OS CONVIDADOS

ANDRÉ URSINI – Administrador de empresas, CEO do complexo empresarial e aeroportuário ANDARAGUÁ S/A. Diretor de Expansão ICIPAR –  empreendimentos e Participações S/A. Diretor Superintendente Forbes Desenvolvimento Urbano Ltda. Diretor Superintendente Payneiras Empreendimentos e Participações S/A. CEO – Diretor Presidente WordCom Publicidade Ltda. Diretor Comercial EMIRATES – Empreendimentos e Participações Ltda. Diretor Comercial SPACE – Incorporações e Participações Ltda. Conselheiro GP – GLOBAL PRIME PROPERTIES CORP.

 

MAURICIO PETIZ – Graduado em Comunicação Social – Universidade Paulista, Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Praia Grande desde janeiro de 2021 até o presente.

 

JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Vice- presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo