São Paulo, 01 de setembro de 2024
Para o Coordenador do Projeto “Estudos do Centro”. Da Fundação Vanzolini – Cesar Massaro, Concessões e PPPs existem há muitos anos e são determinantes para a moldar o perfil atual da cidade de São Paulo. De acordo com Massaro, existem muitos instrumentos disponíveis para Parcerias Público Privadas. “Eles estabelecem Manifestação de Interesse Privado e/ou Social“.
“Existem muitos instrumentos disponíveis para Parcerias Público Privadas. Por isso, é preciso agir !!”
Cesar Massaro
Durante sua fala, Massaro lembrou do programa de Concessões Rodoviárias (1998) em suas diferentes tipologias, como a Anchieta-Imigrantes, Anhanguera-Bandeirantes, Ayrton Senna-Carvalho Pinto, Castelo Branco, Raposo Tavares, Washington Luis, Tamoios. O Programa Parcerias Público-Privadas (PPP) (2004) com as Manifestações de Interesse Privado, e os editais das linha 4 Amarela Metrô, Linha 5 Lilás – Metrô, e a PPP Habitacional – Luz, e as PPP´s para novas Escolas, até os dias atuais com o Novo Centro Administrativo – Princesa Isabel.
O especialista destacou ainda que a Elaboração de Projetos de Interesse do Público, a Mobilização da Sociedade Civil são formas criativas e alternativas de financiamento e investimento, um Imenso ativo a ser mobilizado, por meio de Termo de Colaboração (Estado propõe objeto de realiza transferência de recursos), o Termo de Fomento (OSC propõe objeto e Estado realiza transferência de recursos) e o acordo de cooperação, quando não há transferência de recursos do Estado
No final, acrescentou: “Existem muitos instrumentos disponíveis para Parcerias Público Privadas. Por isso, é preciso agir !!” Finalizou.
A Etapa Paulista do Fórum Brasil de Turismo Cultural está realizando 5 encontros temáticos na cidade de São Paulo. Seu terceiro encontro teve como eixo temático: FINANCIAMENTO DO TURISMO CULTURAL | Projetos Incentivados | Parcerias Público-Privadas | Cidades Inteligentes.
O evento em formato de almoço palestra, aconteceu no dia 27 de agosto, no Salão Nobre do CIRCOLLO ITALIANO SAN PAOLO (Edifício Itália), sendo prestigiado por representantes dos setores público, privado e acadêmico, com destaque ao presidente do Circolo Italiano José Messina, o presidente da Bairro Vivo e Vice-presidente da Viva o Centro Edison Farah e o presidente da MoveCentro Nei Calderon.
O Diretor Executivo e fundador do Fórum Brasil, Sérgio França Coelho informou que o Fórum Brasil está negociando com cada uma das entidades parceiras, acordos de cooperação em projetos de interesse mútuo, para continuar avançando nos objetivos de fortalecimento do Turismo Cultural em São Paulo.
Mais informações do Forum Brasil TC na web em www.forumbrasilturismocultural.com.br instagram@forumbrasilturismocultural