09 de outubro de 2023
Por conta do imenso potencial dos mercados de eventos e de turístico do Brasil, é comum que muitas pessoas, quando decidem empreender ponderem sobre o empreendedorismo no setor de turismo. E isso não é sem motivo, uma vez que até mesmo pessoas sem conhecimento prévio sobre o turismo podem alcançar o sucesso profissional definitivo investindo nessa área. No entanto, mesmo em uma área tão promissora e de grande potencial como estas, conhecer os mercados e analisar cenários ainda continuam sendo indispensáveis para o sucesso do empreender. O empreendedorismo no setor de eventos ou turismo funciona da mesma forma que em outros setores.
Ou seja, o sonho brasileiro de empreender o próprio negócio precede uma análise de mercado para localizar um tipo de produto ou serviço que possa ser oferecido.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR -2022 |2023 – O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é um projeto de pesquisa cujo objetivo é entender, de forma mais profunda, o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social no mundo. Lançado em 1999 por iniciativa de duas instituições acadêmicas de renome mundial, a London Business School e a Babson College, o GEM vem sendo realizado todos os anos ininterruptamente e já envolveu mais de 100 países.
No Brasil, completam-se 23 anos de realização da pesquisa, desde o ano 2000.
Os dados são coletados por meio de entrevistas junto a duas fontes: (1) indivíduos adultos – representando a população adulta brasileira, brasileiros de 18 a 64 anos entre os quais são identificados os empreendedores; e (2) “especialistas” sobre o tema empreendedorismo, selecionados para opinar sobre as condições que o país oferece para desenvolver essa atividade. No Brasil, para o ciclo de 2022, a pesquisa entrevistou 2.000 indivíduos da população adulta e 52 especialistas.
Diante disso muito se questiona: O principal argumento para a criação de uma região metropolitana por meio de lei é a necessidade do planejamento regional integrado. Mas isso de fato ocorre? Se ocorre por que não conseguimos colocar em prática? Se colocamos em prática está funcionando? Parece que não. Qual seria o papel do cidadão fiscal proposto no movimento? Quais órgãos regionais do poder público deveriam desempenhar esse papel? A classe política regional quer resolver de fato o problema? Para refletir sobre esse tema, o painel de Governança Local do Protagonismo Regional em Debate promove no programa do próximo dia 18 de setembro, a partir das 20h, o debate: METROPOLIZAÇÃO | Como efetivar prioridades regionais? que terá como convidadas: Simone Basile Alves | Mentora e Conselheira de startups.; Eduardo Silveira |Presidente da Associação dos Profissionais do Turismo APT
Assista o programa completo
SOBRE OS CONVIDADOS
SIMONE BASILE ALVES | Administradora. Doutora pela USP e Mestre pela Universidade Mackenzie. Também pós-graduada em Economia e Meio Ambiente (UFPR) e Economia Empresarial (FAAP). Empreendedora, Mentora em Negócios, Estrategista e Conselheira para empresas e startups. Founder e CEO da INTERACTTI – Inspirando Negócios Transformadores, atuando no Brasil, América Latina e Europa. Advisor e Investidora do Grupo BioFazendas e Estrategista na BioFazendas Invest e BioFazendas Portugal. Associada à Poli Angels – Rede de Investidores da Politécnica da USP. Mentora na Inovativa Brasil – Maior aceleradora de startups do Brasil. Professora, Painelista e Palestrante.
CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA SILVEIRA |Presidente da Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista APT. Fez carreira no setor de agenciamento, com foco em atendimento, vendas e marketing. Desempenhou atividades como gestor de Vendas e de Equipes em várias empresas, auxiliando na promoção, divulgação e treinamento de profissionais de turismo. Empreendedor no ramo da gastronomia atualmente é empresário e está à frente da Promotur, empresa de Promoção Comercial e Digital para o Turismo. Voluntário em comunidades de startups de Turismo.
SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate, apresentado pelos consultores e fundadores da plataforma Sergio França Coelho e Lucia Helena Cordeiro é produzido pela equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão, e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020. Conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.