O RACISMO QUE PODEMOS MUDAR – Elton dos Anjos

Por mais que digamos que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo muitas vezes veladamente.

Elton dos Anjos

O Racismo é encarado como um dos principais males da modernidade, onde vivemos um momento em que muitas pessoas reconhecem que ele permanece operando de forma efetiva no mundo, onde poucos são capazes de identificar suas mais cruéis consequências.

Baseado nesta constatação, este artigo procura analisar algumas abordagens, e informar que o Art. 5º, inciso XLII da Constituição Federal diz: – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da lei.

Todos nós sabemos que existem grandes diferenças entre pessoas. Daí eu pergunto – Onde estão os Direitos Humanos que dizem que todos são iguais, se há tanta desigualdade e racismo no mundo?

As escolas deveriam criar mais disciplinas que pudessem mostrar a importância que cada cultura tem para a cultura geral do país

Elton dos Anjos

Isso demonstra que nossos governantes não tratam desse assunto como deveriam. A questão da etnia deveria ser mais discutida em nosso país, pois somos um país mestiço, onde ocorre a mistura, principalmente de negros, brancos e índios.

Assim mesmo, por mais que digamos que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo muitas vezes veladamente.

Nossas escolas poderiam criar mais disciplinas que pudessem mostrar a importante contribuição das diversas etnias e povos para a cultura geral do país.

Deveríamos educar nossas crianças para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois o preconceito se aprende, ninguém nasce com ele. Os homens que buscam cargos públicos precisam assumir esse compromisso, em inserir nas nossas escolas essa discussão, pois somente a base escolar poderá mudar a postura destas crianças no futuro, já que estão em formação.

Temos que fazer a nossa parte para acabar com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo a igualdade de todos nós, independente de raça, credo, idade, condição social ou opção sexual.

A questão da etnia deverá ser mais discutida em nosso país, pois somos um país mestiço, onde ocorre a mistura, principalmente de negros, brancos e índios

Elton dos Anjos

Esse primeiro passo deve ser dado no seio de todas as famílias e escolas, para que todos se respeitem mutuamente. Uma população conhecendo seus direitos e praticando seus deveres, certamente ficará muito mais unida. Nesse artigo, quero ser uma voz para que Direitos Humanos sejam exercidos e propagados no mais alto nível, onde juntos seremos uma só nação, que defenderá somente as cores de nossa bandeira nacional, nosso orgulho em ser brasileiro.