O futuros das redes sociais no mercado de Investimentos | Blog do Pedro Pustiglione

O Twitter decidiu aceitar nesta segunda-feira (25) a proposta do bilionário Elon Musk de US$ 44 bilhões pela rede social, com preço de US$ 54,20 por ação.

Musk disse na oferta que pretende fechar o capital da rede social após a aquisição. Ou seja, a empresa passará a ser totalmente privada. A expectativa é que a operação seja concluída ainda neste ano.

O empresário declarou: “Tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos. O Twitter tem um tremendo potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para destravá-lo”.

O co-fundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey se pronunciou a respeito da compra. Segundo ele, após a rede social se tornar uma empresa e participar de negociações na bolsa de valores, a plataforma passou a ser “uma propriedade de Wall Street e do modelo de anúncios”. Agora, com a compra de Musk, a companhia deve voltar a ser de capital fechado. “Ele é a única solução na qual confio. Obrigado aos dois [Musk e Agrawal] por tirarem a empresa de uma situação impossível. Este é o caminho certo”, escreveu.

O que esperar – Segundo The Wall Street Journal, algumas mudanças podem ser esperadas, dentre elas a moderação mais leve do conteúdo, uma vez que Musk se descreve como um “Absolutista da liberdade de expressão”. A criação de um botão de edição também é um pedido antigo dos usuários do twitter. Além disso, Musk sugeriu tornar o algoritmo do Twitter aberto, visto que, na visão do empresário, outras empresas e até mesmo usuários poderiam recomendar correções de erros e sugerir mudanças.

Contudo, uma de suas prioridades é a eliminação dos exércitos de bots na rede social, que enviam spam e executam golpes. Nesta perspectiva quais seriam as maiores influências dessa aquisição no mercado das bigtechs em especial, nas plataformas de redes sociais? É possível atribuir algum simbolismo político a essa aquisição ou não passa de apenas mais uma operação de mercado? O fechamento do capital da empresa tem alguma relação com tais especulações? O twiter se popularizará ou continuará apostando no publico de maior influencia politica e empresarial? Estaria Elon Musk preparando algum grande projeto?