“Colocar a responsabilidade nos empresários é um absurdo, precisamos de inteligência e estratégia, sim, mas precisamos que o estado divulgue a nossa região como destino”
Leonardo Carvalho
O Presidente do Santos Convention e Visitors Bureau Leonardo Carvalho resumiu como “triste, míope e limitada” a declaração do secretário de turismo do EstadoVinicius Lummertz, duranteparticipação no programa Protagonismo Regional em Debate, na última segunda feira (22/06) que abordou o futuro do turismo na região da Baixada Santista. A resposta ocorreu diante da declaração do secretário estadual de que a retomada consistente do setor de turismo na região será possível, desde que toda a cadeia turística diminua suas margens de lucro, publicada em reportagem do jornal A Tribuna de Santos no dia 19 de junho.
Para Carvalho, que também é formado em administração de empresas e empresário do setor de eventos, colocar a responsabilidade nos empresários é um absurdo, considerando que os empresários estão sendo castigados há 100 dias sem poder abrir as portas. “O Estado tem investido milhões em propaganda em grandes veículos de imprensa, sem focar nas regiões verdadeiramente turísticas, o que confunde as pessoas, que ficam sem saber para onde ir” afirmou.
O representante destacou que nesta semana sua entidade estaria apresentando uma plataforma de Market Place de compras de turismo (espécie de shopping virtual para pacotes turísticos) como uma das ações do plano de retomada.
A cidade de Santos tem tudo para se beneficiar desta fase pós pandemia
O secretário de Turismo de Santos Odair Gonzalez abriu sua participação afirmando que nos últimos meses, a preocupação das autoridades locais esteve voltada para conter a crise provocada pela pandemia, mas agrumetou que o problema de curto prazo poderá ser a solução no médio prazo.
“O preço das moedas internacionais pode ser um fator positivo para incrementar o turismo doméstico” afirmou. Gonzalez também defendeu a infraestrutura da cidade como atrativo natural. “Santos tem todas as condições para se aproveitar deste momento”. “A cidade tem uma rede de hotéis e restaurantes fabulosa, com mais de 5.300 leitos, além de estarmos próximos de um dos maiores centros econômicos do país” argumentou Gonzalez.
O secretário de Santos também se mostrou contrário as críticas do secretário estadual em relação a segurança da cidade, argumentando que Santos tem números suíços em relação a segurança. “Na temporada 2018/2019 recebemos quase dois milhões de pessoas, e na última temporada 19/20 foram mais de 2,3 milhões de pessoas”
Turismo Cultural e Esportivo
O comentarista Wladimir Mattos reforçou a fala do Gonzalez que não se faz divulgação de turismo sem investimento e defendeu melhorar as parcerias com o setor privado, como operadoras de cruzeiros, companhias aéreas e agências de turismo.
Mattos também defendeu a criação de zonas especializadas em serviços ou produtos para incrementar e ampliar o interesse de turistas pela cidade, como ruas especializadas em gastronomia entre outros serviços. Mattos também defendeu a divulgação dos pontos históricos presentes na cidade e a própria marca Santos Futebol Clube como ativo sub aproveitado pelo turismo na região.
Assista ao programa completo
O live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 19h30h.
Convidados deste programa 22 de junho de 2020
Odair Gonzalez – Secretário Municipal de Turismo – Advogado e contabilista, foi presidente da PRODESAN em duas gestões, vice-presidente da Beneficência Portuguesa, vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal.
Leonardo Carvalho – administrador de empresa, Sócio Diretor da ANSEVEN – Soluções Áudio Visuais para Eventos e Presidente do Santos Convention e Visitors Bureau.
Wladimir Mattos – Empresário do setor Portuário, também é licenciado em história, apoiador do esporte na região é um dos fundadores e em Embaixador do Movimento Protagonismo Cidadão.
Apresentação
Sergio França Coelho – Diretor do Instituto IPECS de Gestão Pública e Defesa Social, fundador e coordenador Geral do Movimento Protagonismo Cidadão
CONTEXTUALIZAÇÃO
Para o secretário estadual de Turismo de SP, Vinicius Lummertz a retomada consistente do setor na região é possível, desde que toda a cadeia turística diminua suas margens de lucro. Essa declaração foi publicada na edição do dia 19 de junho do Jornal A Tribuna de Santos, respondendo a um questionamento feito pelo jornal durante vídeo conferência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), no dia 16.
Segundo a reportagem, Lummertz, prometeu uma campanha de marketing para divulgar as atrações das regiões do Estado, incluindo a Baixada Santista, argumentando que é preciso que a pessoa que ouça falar da Baixada consiga comprar com bom preço, “e começar a nivelar essa intermediação”.
Tal afirmação é preocupante, considerando a enorme concorrência do litoral brasileiro, e um certo desconhecimento das vocações turísticas da região. Em edição anterior, do dia 15 de junho, o mesmo jornal A Tribuna publicou matéria informando que economia da região levará até 2 anos para se recuperar dos efeitos da pandemia, e encontrar o caminho da retomada da economia e o nível de empregos da fase pré-pandemia do novo coronavírus. Os prazos foram estimados segundo a reportagem do jornal, por economistas e lideranças de alguns dos setores mais importantes do cenário econômico do Litoral Paulista. Também são citados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, informando que as nove cidades da região perderam, somadas, quase 9,5 mil postos de trabalho só entre março e abril, o que já dá uma dimensão dos efeitos da pandemia na economia regional.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da Baixada Santista (SinHo-Res), Heitor Gonzalez, também estima o prazo de dois anos para deixar para trás as sequelas provocadas pela covid-19, apostando na próxima temporada de verão para diminuir estas sequelas.
FUTURO
Para Gilson Félix, secretário executivo do Santos Convention e Visitors Bureau é preciso engajamento e criatividade para criar alternativas de fomento ao setor. Ele afirma que a região precisa buscar inovação, além de compreender melhor as próprias vocações. Na mesma linha de raciocínio está o advogado tributarista e professor universitário Gontran Parente, representante de um estaleiro de lanchas em Guarujá. Parente entende que a indústria náutica seria uma grande aliada na expansão do turismo náutico, com potencial de atrair para a região um público qualificado de grade poder aquisitivo.
De volta as afirmações de Lummertz, o secretário estadual entende que Santos precisa de um projeto mais claro para a expansão do seu turismo e citou Miami em seu argumento. “Miami, entre as décadas de 1920 e 1950, era uma super cidade, e caiu na década de 80, ficando semelhante ao que Santos é hoje. Santos já esteve por cima na época do café e caiu. Já Miami fez a retomada baseada na estética. Tem uma arquitetura pujante. Santos também possui esse diferencial, porém tem insegurança, desemprego e uma série de questões a serem equacionadas. Estamos disponíveis para ajudar” declarou a reportagem.
Lummertz é contra a verba do Departamento de Apoio do Desenvolvimento das Estâncias (Dade), repassada pelo Estado, ser usada apenas para obras. E ressalta que a Baixada precisa de um projeto estruturado para o Turismo.