12 de abril de 2021
TURISMO DE FUTEBOL. – Até o mundo ser assolado pelo covid19, todos os anos, o turismo de futebol movimentava milhares de torcedores pelo mundo – com destaque entre os latino-americanos que viajavam para os países vizinhos. O culto à bola dos loucos por futebol na América Latina compreende a visita aos diferentes estádios (para muitos, verdadeiros templos) em roteiros de primeiro nível, em importante fonte de receita do turismo local.
Em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, cerca de 3,7 milhões de estrangeiros estiveram por aqui, injetando R$ 6,7 bilhões na economia do país, segundo dados do Ministério do Turismo. O Brasil é conhecido como país do futebol, mas nem todos sabem que, além de um local para assistir as partidas do time do coração, os estádios espalhados pelo Brasil podem ser importantes atrativos turísticos.
Em Santos, o time que empresta o nome da cidade, até o início da pandemia, recebia todos os anos Argentinos, italianos, espanhóis, japoneses e turistas de muitos outros países para visitar o templo do Futebol Mundial.
No entanto, especialistas do setor de turismo de entretenimento, e do meio futebolístico acreditam que o futebol como indústria do entretenimento, ainda é subutilizada no Brasil, especialmente na Baixada Santista, região com grande potencial para explorar a marca do clube para realização de eventos, congressos internacionais de medicina esportiva e a visitação de seus museus.
“Hoje eu tenho minhas dúvidas se um torcedor se sente à vontade para levar a esposa ao estádio, mas com a arena, o público é outro”
Ademir Quintino
Em artigo publicado no Portal Protagonismo Cidadão em agosto de 2020, o publicitário santista Toninho Garcia apresentou a ideia de dois grandes eventos anuais na cidade em torno da Marca Santos. Sendo um de caráter nacional e outro internacional. As propostas teriam como objetivo explorar a indústria do turismo movimentando a cidade fora da temporada com a união destes dois universos: turismo e futebol.
“Temos um time com uma enorme representatividade: o glorioso Santos Futebol Clube. Revelou Pelé; parou uma guerra; é um time goleador, ou seja, é o que mais marcou gols até hoje; e o segundo time do coração de milhões de pessoas em todo o mundo” Destaca o artigo.
NOVA VILA BELMIRO – Também em agosto de 2020 o ex conselheiro do Santos, e empresário da construção civil Rogério Conde, em participação no Protagonismo Regional em Debate reforçou a ideia da marca Santos como negócio de grande potencial para a região, e apontou para os problemas de infraestrutura de atendimento a estes “consumidores”. Conde argumentou que todo negócio está atrelado a entrega do produto/serviço ao cliente.
“Turismo é experiência, e infelizmente o Santos hoje vive do nome (conquistas do passado), mas as instalações de nosso estádio, que tem grande apelo de visitação precisam ser mais adequadas para que a experiência esteja à altura da marca e do seu potencial” argumentou naquele programa.
Diante dos anúncios recentes de um possível acordo entre o Santos FC e a construtora WTorre para a construção de uma nova arena, ressurge a discussão sobre a importância de uma nova arena do Santos para a melhor exploração do turismo esportivo na cidade e região.
“O esporte é fundamental para o processo de socialização de uma criança. Poucos irão se tornar jogadores profissionais de futebol, mas o fortalecimento da marca através da arena tem grande poder de impulsionar os projetos sociais vinculados a base”
Flávio Matheus Garcia
Quais setores seriam mais afetados positivamente e negativamente com essa obra? O que pode ser feito pela sociedade para mitigar os riscos de mais um fracasso? A nova arena vai contribuir para impulsionar o turismo esportivo em âmbito sul-americano e até mesmo doméstico? As autoridades e lideranças empresariais do setor enxergam esse potencial? Se enxergam, existem projetos de longo prazo e qual o nível de envolvimento e integração dos setores? O que pensam a respeito dirigentes dos outros Clubes da região?
Dando continuidade à discussão da NOVA VILA BELMIRO – Problemas e Soluções para quem? o Protagonismo Regional em Debate do dia 12 de abril, em seu painel AGENDA TURISMO recebeu Ademir Quintino – Jornalista e comentarista esportivo, Flávio Matheus Garcia – Treinador de Futebol e Cientista Social de futebol e José Luís Blanco Lorenzo – Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com a apresentação de Sérgio França Coelho.
UM PROJETO PARA A CIDADE DE SANTOS – Após anos de discussão e factoides apresentados para a imprensa, os apelos de uma arena moderna para a cidade de Santos podem estar perto de se tornar realidade. Em entrevista dada no dia 30 de março ao programa Esporte Por Esporte da TV Santa Cecília, Luís Davantel, CFO da construtora W Torre, afirmou que o projeto da construtora com o Santos pela nova Arena Vila Belmiro está bem encaminhado, com 70% de chance de sair do papel.
“O Poder público hoje quer uma arena, isso soma pra eles, então precisamos ajudar e cobrar os responsáveis”
José Luís Blanco Lorenzo
Anunciado ainda na gestão do ex-presidente José Carlos Peres, o projeto com a WTorre teve início, na verdade, na gestão Modesto Roma Junior, após visita do empresário a Santos, intermediada pelo o empresário de marketing esportivo Waldir dos Santos.
Para o consultor de marketing esportivo, a nova Arena poderá ser um marco não apenas para o Santos FC, mas para o turismo da cidade de Santos. “Tive o privilégio de fazer essa aproximação, e acredito que com a nova arena, grandes mudanças terão que acontecer na mentalidade dos empresários ligados ao marketing e turismo esportivo na região” declarou Santos.
De acordo com as declarações de CO da W Torre, a Vila Belmiro terá que ser 100% demolida, e que o prazo de construção está estimado em 3 anos a partir da conclusão das negociações, esperadas para o primeiro semestre de 2021. “No melhor cenário as obras podem começar no fim deste ano ou começo de 2022. Temos que ter um pouco de paciência e calma. Será um projeto a longo prazo para ganharmos tempo”, afirmou ao Esporte Por Esporte.
O jornalista Ademir Quintino afirmou estar confiante no projeto, destacando o exemplo de sucesso do Palmeiras com a mesma empresa, e que de todos os projetos apresentados até hoje, esse talvez seja o mais adequando a realidade do Santos, e por isso está mais próximo de se concretizar. “Hoje eu tenho minhas dúvidas se um torcedor se sente à vontade para levar a esposa ao estádio, mas com a arena, o público é outro” afirmou
FUTURO – Para Flávio Matheus Garcia, a nova arena será fundamental também para a consolidação do trabalho de base do Santos, que já goza de grande reputação no mercado internacional. “O esporte é fundamental para o processo de socialização de uma criança. Poucos irão se tornar jogadores profissionais de futebol, mas o fortalecimento da marca através da arena tem grande poder de impulsionar os projetos sociais vinculados a base” afirmou Garcia.
O presidente do CONTUR José Luís Blanco Lorenzo lembrou da importância de uma rápida aprovação por arte do Conselho Deliberativo do clube, e da necessidade de se cobrar essa agilidade dos conselheiros. “O Poder público hoje quer uma arena, isso soma pra eles, então precisamos ajudar e cobrar os responsáveis” afirmou Lorenzo.
Assista ao programa completo
O live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.
Programa de 12 de abril de 2021
Painel AGENDA TURISMO
Tema – NOVA VILA BELMIRO – Problemas e Soluções para quem? Apresentação, Sérgio França Coelho
SOBRE OS CONVIDADOS
ADEMIR QUINTINO – Radialista desde 1997, formado em Comunicação Social pela Unisantos, em 2000.Tem 21 anos na cobertura do Santos F.C., Conquistou três troféus ACEESP. Dois em 2015 – Melhor repórter de rádio e Melhor Blog e em 2016, de Melhor blogueiro/colunista de jornal Atuou também como comentarista do canal de TV fechado – Esporte Interativo no programa +90, além do Space e TNT, até Julho de 2019. Atualmente além de vários programas de rádio e internet, é comentarista do DOMINGO ESPORTIVO da Santa Cecília TV,
FLÁVIO MATHEUS GARCIA – Treinador futebol (atualmente sem clube) (assistente técnico Santista Rodrigo Santana), Cientista Social Formado pela universidade federal de São Carlos, com passagens e vários clubes brasileiros como Juventus SP, Uberaba MG, AVAÍ SC e Coritiba PR.
JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo