19 de abril de 2021
À Archimedes, de Siracusa, Itália, famoso matemático, considerado o primeiro grande cientista-filósofo, é atribuída a frase: “BRINCAR É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER SÉRIO”. Infelizmente, a maioria das organizações humanas, que buscam estimular a Criatividade, não levam a sério profissionais que vivem brincando, mesmo que conquistem excelentes resultados.
IMPORTANCIA DA CRIATIVIDADE – Dia 21 de Abril comemoramos o Dia Mundial da Criatividade, instituído em 2017 pela ONU – Organização das Nações Unidas, para celebrar a importância da criatividade, nas mais diferentes áreas, em todo mundo.
O tema “Criatividade” tornou-se primordial nesta década, levando a ONU a realizar eventos anuais, em diferentes países. Em Julho de 2020, caberia à cidade de Santos sediar o Encontro Internacional de Cidades Criativas, recebendo mais de 250 países. O Município é membro da UNESCO desde 2015, quando foi reconhecida como Cidade Criativa no segmento Cinema – aliás, a primeira cidade a receber o selo da UNESCO que não é capital de Estado.
Santos venceu uma disputa mundial com 113 países com a proposta do tema-eixo: “Criatividade, Caminho para a Igualdade”, com o objetivo de demonstrar o poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para a redução das desigualdades no mundo.
Sem Criatividade não há Inovação. Sem Inovação não há Evolução.
Esta competência, com o advento da pandemia pelo Corona Vírus, exigiu que a humanidade se reinventasse. No mundo do trabalho, a pandemia apenas atuou como dínamo acelerador deste processo.
Não é de hoje que a Criatividade vem sendo requerida. Em 2011, o Fórum Econômico Mundial a coloca como uma das 15 habilidades mais requeridas para o Futuro do Trabalho até 2025, sendo ratificada em 2020 nos primeiros lugares pelas organizações participantes. Afinal, nesta nova era “É Inovar ou Morrer”!
“É preciso uma mudança na cultura das empresas, dando mais autonomia aos colaboradores, especialmente em relação a cultura do erro. Eu erro porque estou fazendo, porque estou criando”
Maria da Gloria Tinoco
Dentro da perspectiva que as organizações precisam inovar em seus produtos, serviços, atendimento e que estes são criados, desenvolvidos por pessoas, cabe a pergunta: Nossas organizações, são de verdade, criativas? Como estimular o desenvolvimento da Criatividade? As empresas oportunizam espaços para a Criatividade? Que programas de treinamento podem estimular esse processo?
Para responder a estas e outras inquietações, e saber como especialistas estão criando e inovando dentro das organizações onde atuam o Protagonismo Regional em Debate do dia 19 de abril, em seu painel INOVAÇÃO recebeu André Arantes – Especialista em Criatividade e Stand up Corporativo e Maria da Glória Tinoco – Jornalista. Especialista em RH Inovador, com os comentários de Sérgio França Coelho a apresentação de Lucia Helena Cordeiro.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS ORGANIZAÇÕES – Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou ainda mais clara a importância do lúdico na produtividade. A pesquisa identificou que empresas que estimulam ações voltadas à criatividade, tem altos índices de felicidade no trabalho e, em média, colaboradores 31% mais produtivos, 3 vezes mais inovadores e vendem 37% a mais em comparação aos outros. Além disso, criativos e motivados são melhores avaliados no quesito atendimento ao cliente, evitam acidentes no trabalho e reduzem desperdícios.
Devemos lembrar que, no mundo corporativo, Criatividade se refere à capacidade de pensar em novas saídas para antigos problemas e em soluções cada vez mais ousadas para problemas cada vez mais complexos. A boa notícia é que Criatividade pode ser aprendida!
Stefan Mumaw, um dos mais importantes instrutores de aprendizado do LinkedIn, em seu curso “Creativity Bootcamp”, revela que a criatividade é a base de qualquer processo inovador e que, portanto, urge ser desenvolvida por todos os profissionais. Assegura ainda que nada melhor do que as atividades lúdicas para fertilizar a imaginação dos colaboradores das organizações, uma vez que o processo apresenta situações desafiadoras, que exigem soluções inteligentes vindas de um pensamento criativo.
NOVA CULTURA PARA AS ORGANIZAÇÕES – Para Especialista em RH Inovador Maria da Gloria Tinoco, as empresas tem alguma noção sobre a necessidade da criatividade, mas ainda é preciso avançar em razão da cultura. “Felizmente já existem empresas abertas para esta cultura e consciência da importância da criatividade para o aumento da produtividade” afirmou.
“O ponto de interrogação é bem mais criativo que o ponto final. Abra sua cabeça para questionar o máximo possível, dai você terá insumos para criar conexões e criar processos mais criativos”
André Arantes
Para o especialista em Criatividade e Stand up Corporativo André Arantes, com o advento da pandemia, ficou mais claro a necessidade das empresas correrem atrás da criatividade. “Essa ferida ficou mais exposta, muito embora os processos não estejam ainda bem definidos e a porta aberta para buscar a criatividade e inovação” argumenta.
FUTURO – Maria da Gloria Tinoco entende que para ser criativo é necessário haver transparência na organização, respeito e mudança na cultura, onde o erro precisa ser visto como aprendizado. “É preciso uma mudança na cultura das empresas, dando mais autonomia aos colaboradores, especialmente em relação a cultura do erro. Eu erro porque estou fazendo, porque estou criando” afirmou. Em relação ao futuro, André Arantes afirmou que é preciso acabar com a soberba das certezas e não sentar em verdades absolutas. “O perfil do consumidor mudou bastante e há um choque de gerações muito grande. O ponto de interrogação é bem mais criativo que o ponto final. Abra sua cabeça para questionar o máximo possível, dai você terá insumos para criar conexões e criar processos mais criativos” pontou.
Assista ao programa completo
O live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.
Programa de 19 de abril de 2021
Painel INOVAÇÃO
Tema – “NOSSAS ORGANIZAÇÕES SÃO, DE VERDADE, CRIATIVAS?”
Apresentação, Lucia Helena Cordeiro
SOBRE OS CONVIDADOS
ANDRÉ ARANTES
Especialista em criatividade, coach e treinador corporativo. Exerceu papéis relevantes em grandes organizações; Sócio fundador da fomos & somos consultoria e desenvolvimento humano. Diferencial curricular: transformação humana através de stand up.
MARIA DA GLÓRIA TINOCO – Jornalista, adm. Especialista em Recursos Humanos, Docente Universitária. Diferenciais curriculares: musico terapeuta, contadora de história, jogos cooperativos e dança circular. Facilitadora em Justiça Restaurativa e Conselheira Unipaz.