02 de agosto de 2024
No dia 23 de julho, a Biblioteca Mario de Andrade foi palco do 2º Encontro Temático da Etapa Paulista do Fórum Brasil de Turismo Cultural. O evento que teve como eixo temático “Distritos Turísticos Culturais”, focou os debates a respeito da “Valorização da Arquitetura, Urbanismo Histórico, Infraestrutura e Mobilidade”, como instrumentos de potencialização turismo cultural no centro histórico da cidade de São Paulo.
O evento teve início às 18h seguindo a estratégia dos organizadores em mesclar discussões de ordem técnica, com uma experiencia artística de caráter especial, como a música clássica.
Com a curadoria de Branco Bernardes, o renomado pianista brasileiro, Paulo Gazzaneo abriu a programação com a interpretação da Rapsódia Húngara no. 8, S. 244 de Franz Liszt, seguida de uma apresentação em conjunto com o soprano Adriana Bernardes. Eles interpretaram a famosa ária Mio Babbino Caro de Giacomo Puccini, emocionando a plateia que compareceu ao evento.
“Estamos assessorando o Fórum Brasil em suas agendas em São Paulo, para a promoção de novas apresentações em parceria ”
Branco Bernardes
De acordo com Bernardes, que atua como consultor do Fórum Brasil, a pequena amostra foi uma oportunidade de comprovar o potencial da música clássica como atrativo das vocações turístico culturais de São Paulo. “Vamos continuar assessorando o Comitê Organizador do Fórum Brasil em suas agendas em São Paulo. Essa assessoria inclui a promoção de novas apresentações em parceria com a rede de apoiadores que está sendo formada para a essas promoção” destacou Bernardes.
O fundador e diretor executivo do Fórum Brasil Sérgio França Coelho destacou a importância de valorizar a música clássica como ferramenta estratégica de valorização do turismo cultural, que pretende sensibilizar os tomadores de decisões em diversos setores sobre a importância da sua popularização. “A mescla destas experiencias é muito mais poderosa que qualquer argumentação escrita, ou falada” defendeu.
“A mescla destas experiencias é muito mais poderosa que qualquer argumentação escrita, ou falada”
Sergio França Coelho
Sobre os Artistas
Adriana Bernardes é um soprano de prestígio reconhecido por sua versatilidade e excelência técnica. Com um Mestrado em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp), Adriana tem se destacado em diversos repertórios, desde óperas clássicas até obras contemporâneas. Além de suas apresentações, ela contribui para a formação de novos talentos como professora de canto.
Paulo Gazzaneo é um pianista aclamado por sua técnica impecável e interpretações emocionantes. Doutor em Música pela Unicamp, Gazzaneo já atuou como recitalista e solista em várias partes do mundo, incluindo América do Sul, Estados Unidos e Europa. Ele é conhecido por sua colaboração com orquestras renomadas e por sua dedicação ao ensino da música.
Curadoria do Evento
O encontro teve a curadoria do Dr. Branco Bernardes, reconhecido por sua paixão e gestual preciso na música. Diretor artístico da Orquestra de Câmara Paulista, Bernardes tem uma carreira multifacetada, que inclui direção na Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo e a criação da série Para Gostar de Ouvir na Rádio Cultura FM