MODERNIZAÇÃO DOS INSTITUTOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS | Pós-Programa

03 de dezembro de 2024 

 

Os Institutos Históricos Geográficos além do registro de arquivos, bens e livros históricos, tem o propósito de fomentar o acesso e a disseminação desse conteúdo para a sociedade civil. Desta maneira, além da preservação do acervo histórico está o fomento para o estudo e aperfeiçoamento deste conteúdo.  

 

No contexto de formação do IHGB em 1838, o Brasil não ofertara nenhuma entidade acadêmica cultural própria. A partir de uma crítica do então Imperador Dom Pedro II (1831-1889), por uma proposta do cônego Januário da Cunha Barbosa e do Marechal Raimundo José da Cunha Matos o Instituto Histórico Geográfico do Brasil foi inspirado no Institut Historique de Paris em 1834 e criado com o intuito de produzir um legado cultural para as próximas gerações. A partir deste, foram criados os Institutos Históricos Geográficos estaduais de Pernambuco, Alagoas e Ceará, sendo esses os mais antigos do Brasil.  

 

O MAIOR DESAFIO PARA OS IHGs – Em entrevista ao Programa Protagonismo Regional em Debate o Presidente do Instituto Histórico Geográfico de Praia Grande, Elson Sterque apontou diversos problemas enfrentados pelas entidades municipais como a falta de recursos financeiros e a falta de transparência com a real situação dos IHGs nominados como o IHGs de Iguape e de Guarujá-Bertioga que não estão funcionando atualmente, desta maneira não há como saber quantos institutos realmente existem no Brasil.  

Contudo, o representante da entidade expôs o maior desafio para os Institutos Históricos Geográficos que ainda funcionam, em suas palavras: 

 

“Nós temos que achar alguma maneira de pegar os Institutos Históricos Geográficos e modernizá-los, ou seja, torná-los digitais.”  

Elson Sterque  

Ele continua com sua afirmação: “Esse é o maior desafio que temos daqui para a frente, sabe o porquê? A biblioteca do Instituto de São Vicente está cheia de livros que não foram lidos, eu tenho um acervo na biblioteca do Instituto da Praia Grande de mais de 1000 livros e quantas pessoas foram lá fazer pesquisa? Ninguém! Então você precisa observar que hoje em dia as pessoas preferem fazer tudo digital.” 

 

Em seguida, relata obras raras de autores com grande relevância para a história do Brasil como Benedicto Calixto, Frei Gaspar da Madre de Deus, Washington Luís e José Bonifácio que não são consultados pela inacessibilidade digital.  

 

Também foi pautado necessidade dos institutos de se reunirem para enfrentar esse desafio, de maneira que seja feita uma padronização normativa para a formatação digital do conteúdo. Além disso, Elson denuncia o poder público pela negligência de execução da Lei 13. 853 que autoriza o poder executivo do estado de São Paulo a conceder incentivos financeiros aos Institutos Históricos Geográficos.  

 

O PAPEL DOS IHGs PARA A SOCIEDADE CIVIL – O presidente do Instituto Histórico Geográfico de Sã Vicente, Paulo Eduardo Costa afirma o patrimônio histórico de São Vicente e da Baixada Santista como “Inenarrável”, de maneira que o IHGSV é vanguardista no fomento do estudo e pesquisa cientifica e cultural no Brasil. Em pergunta sobre o papel dos IHGs ele respondeu:  

 

“Os Institutos Históricos foram constituídos para criar uma identidade nacional”

Paulo Eduardo Costa 

 

E prosseguiu: “Há uma visão equivocada de que os IHGs servem apenas para se guardar livros de história e na verdade eles têm uma visão muito maior. Somos em São Vicente, por exemplo, mantenedores do museu histórico e geral da capitania e da cidade de São Vicente. No nosso museu temos 26 mil itens e nossa biblioteca possui 57 mil volumes, em cima da minha mesa tem um livro de 1734 que acabou de chegar de restauro” 

 

Paulo também denuncia o desprezo das entidades públicas com o patrimônio histórico de São Vicente em que a cidade mais antiga do Brasil não tem nenhuma característica histórica.  Acesse ao programa completo para mais detalhes:

Para refletir sobre esse tema, painel AGENDA TURISMO, promoveu no programa de 02 de dezembro às 20h, o debate: INSTITUTOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS| Os papeis na educação e cultura que teve como convidados:   

PAULO MONTEIRO|DIRETOR DO MUSEU PELÉ 

PAULO EDUARDO COSTA| PRESIDENTE DO IHG DE SÃO VICENTE 

ELSON STERQUE|PRESIDENTE DO IHG DE PRAIA GRANDE