MERCADO DE GAMES| Oportunidades Para a Nova Economia

12 de fevereiro de 2024

 

É inegável a relevância econômica de um setor que movimenta 200 bilhões de dólares ao redor do globo, tornando-se o principal setor de entretenimento e mídia do século XXI. Movimentando mais do que o cinema e a indústria fonográfica, os games estão se tornando cada vez mais centrais nas estratégias econômicas das principais economias do mundo, e o Brasil – que movimenta 13 bilhões de reais e fatura 1,2 bilhão de reais por ano -, desponta com a oportunidade de se tornar um dos protagonistas nesse setor. O que mais falta para o nosso País olhar para a indústria de jogos digitais?

 

Segundo a consultoria Newzoo (2023), o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores que gastaram 2,7 bilhões de dólares em 2022. A perspectiva é que os jogadores brasileiros gastem perto de 3,5 bilhões de dólares até 2025, em uma taxa de crescimento médio acumulado de 10% ao ano desde 2020. Principal mercado da América Latina, e segundo maior mercado do Sul Global, atrás apenas da China, ainda há muito espaço para crescer. Com gasto anual médio de apenas 62,3 dólares por usuário pagante, o jogador brasileiro gasta menos da metade da média do consumidor europeu e um quinto do jogador norte americano. Enquanto representamos mais de 3% dos jogadores de todo o mundo, ainda somos apenas 1,5% do mercado consumidor mundial. Com os padrões de consumo brasileiro se aproximando da média dos países ricos, o Brasil tem potencial em saltar para a sexta colocação global em consumo, ultrapassando o Reino Unido.

Edição de 2022 da Brasil Game Show reuniu mais de 300 mil pessoas nos cinco dias de evento (foto: divulgação).

 

De um mercado consumidor pujante e crescente, surge uma emergente cena de criação de jogos nacionais, que vêm se multiplicando de forma vertiginosa na última década. A estimativa da Pesquisa da Indústria Brasileira de Games da Abragames é que, entre 2014 e 2018, o número de desenvolvedoras tenha crescido cerca de 167%, e entre 2018 e 2022, estima-se que o crescimento tenha sido de 152%. No começo da década tínhamos em torno de 150 empresas de games, em 2018 nos aproximamos de 400 e em 2022 ultrapassamos as barreiras de 1000 empreendimentos.

“O que para muitos foi, durante muitos anos, simples “brincadeira de criança” se transformou em uma indústria multibilionária”

Se o País possui tanto potencial para o setor, por que ainda não estamos cobrando uma política nacional para o desenvolvimento do mercado de jogos eletrônicos no Brasil? O que para muitos foi, durante muitos anos, simples “brincadeira de criança” se transformou em uma indústria multibilionária capaz de chamar a atenção do establishment político nacional das nações do centro do capitalismo global para sua relevância na obtenção de divisas, criação de empregos de qualidade e, claro, na construção de um soft power que possa superar as fronteiras nacionais dos países criadores de jogos – do famoso encanador italiano Mario, criado pela japonesa Nintendo até o herói Gerald, da aventura multimídia The Witcher, da polonesa CD Red Projekt.

Para refletir sobre esse tema, o painel INOVATEC, promove no programa de 12 de fevereiro, a partir das 20h, o debate MERCADO DE GAMES| Oportunidades Para a Nova Economia, que terá como convidados: FÁBIO BATISTA DE OLIVEIRA | Empresário do Setor de Games, RAFFAEL MARTINS | Especialista em Marketing de Games e Gameficação, com os comentários do Arquiteto Urbanista especialista em cidades inteligentes, Alessandro Lopes.

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SOBRE OS CONVIDADOS

FÁBIO BATISTA DE OLIVEIRA | é empresário em Santos há 30 anos. Casado a 21 anos e tem um filho de 8 anos. Formado em administração, gerencia as empresas Virtua Games, Moove Games loja e assistência oficial do seguimento de games e Burgerama. Abriu sua primeira empresa aos 19 anos de idade. Fabio tem a primeira hamburgueria licenciada pela indústria de games do país. O espaço está localizado em Santos. Além disso, foi um dos incentivadores para que empresas mundiais do mercado de games viessem para o Brasil.

RAFFAEL MARTINS | Especialista em Marketing de Games e Gameficação, Professor de Graduação e Pós-graduação da Faculdade Esamc Santos. Mestre em Comunicação e já atuou em projetos de marketing para jogos da LevelUp, Intel, Razer, Tencent, Garena, Microsoft e Ubisoft. Mais de 20 anos de experiência na área de Marketing e palestrante sobre Gameficação em organizações.

ALESSANDRO LOPES |Arquiteto e Urbanista, Mestre em Direito Ambiental com MBA Gestão de Projetos. Coordenador de Projeto (Implantação e Desenvolvimento de Metodologia BIM) Câmara Brasileira de BIM – CBIM-SP – Consultor Estratégico BIM e CIM Docente níveis Técnico, Superior e Especialização. Palestrante e Pesquisador de Cidades Inteligentes e Criativas.

 

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.

Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.

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