MEMORIAL DAS CONQUISTAS DO SFC | Qual sua relevância no turismo internacional?

13 de dezembro de 2021

 

Fazer uma viagem pelo mundo é também uma ótima oportunidade de aumentar o conhecimento em futebol. Quem é fã de futebol não perde uma boa oportunidade de incluir no roteiro alguns dos principais museus do futebol do mundo para conhecer mais do esporte. O continente europeu talvez seja o eu mais explora esse potencial turístico dos museus de futebol, até pela cultura e tradição de seus países na exploração de outros museus.

Na França o Museu do Estádio Parc des Princes – Paris é o campo do Paris Saint-Germain, originalmente construído em 1897 e totalmente reformado em 1972. A história do estádio é contada por meio de uma exposição imersiva de projeções, que também mostra os grandes jogos do time, os gols mais bonitos e os jogadores que marcaram sua história. Os amantes de futebol podem ver de perto os troféus da equipe e viver uma experiência de Realidade Virtual, que permite treinar com os jogadores e até defender um gol. Na Espanha, a Camp Nou Experience do Barcelona é quase obrigatória para todos os fãs do esporte que visitam Barcelona. Entre as atividades disponíveis está a visita guiada pelas arquibancadas, tuneis, vestiários e uma parada na sala de troféus.

 

AMÉRICA LATINA – Nosso vizinho Uruguai se destaca com papel fundamental para a história do futebol. O Uruguai foi a primeira sede da Copa do Mundo em 1930. E é justamente um apanhado desta edição da Copa que o torcedor encontra no museu do Estádio Centenário de Montevidéu. Peças históricas do evento e da história do futebol, como a mesa em que a Conmebol foi fundada, em 1916.

FUTEBOL MOVIMENTA O MERCADO DE TURISMO NO MUNDO – Durante a realização da Copa América no Brasil em 2019, o mercado do país viu uma crescente nas atividades turísticas e grandes movimentações nas áreas que circundam o setor. Antes mesmo do torneio começar, a empresa Decolar revelou na época, um estudo que mostrava um provável aumento de 36% no número de turistas estrangeiros no país.

O dado acabou sendo confirmado por taxas de crescimento recorrente em cidades como Porto Alegre, que teve 100% dos hotéis ocupados durante o período, e movimentou mais de R$ 180 milhões durante o campeonato, de acordo com o Sindicato de Hotéis de Porto Alegre. As informações foram publicadas em julho de 2019 pelo Portal LABS de economia e negócios. No mesmo período, o Ministério do Turismo informava que o público sul-americano, principal interessado nos jogos da Copa América, reportava um aumento significativo nas procuras pelos destinos turísticos no Brasil.

Em pesquisa divulgada em maio de 2019, a instituição mostrou que todos os países participantes registraram aumento de reservas para destinos brasileiros, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na Argentina, principal emissora de turistas internacionais para o Brasil – foram 2,2 milhões em 2017 – com aumento da procura de 64%“, relatou o site oficial, que confirmou ainda as três cidades mais procuradas: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A PAIXÃO DO LATINO PELO TURISMO DE FUTEBOL – A postura dos latinos em relação à Copa América não foi, necessariamente, uma novidade constatada. Segundo um levantamento da MasterCard, feita pela empresa Toluna, a paixão do latino-americano pelo futebol é tanta que é capaz de fazer com que os apaixonados abram mão de qualquer compromisso para assistir uma partida. Participaram da pesquisa cerca de três mil pessoas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, que revelaram tipicidades de quem dá importância irrestrita ao futebol. Estamos falando de movimentos que colocam o futebol no centro de viagens a turismo.

O segmento turístico do TURISMO DE FUTEBOL já foi tratado pelo Protagonizo Regional em Debate. Até a pandemia este setor movimentava milhares de torcedores pelo mundo – com destaque entre os latino-americanos que viajam para os países vizinhos –, fazendo com que agências de viagens atuem com pacotes de atividades e passeios criados especialmente para essa seara: o culto à bola dos loucos por futebol na América Latina compreende diferentes estádios (para muitos, verdadeiros templos) em roteiros de primeiro nível.

Para se ter uma ideia dos números que esse segmento gerava até o advento da Pandemia COVID19, em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, cerca de 3,7 milhões de estrangeiros estiveram por aqui, injetando R$ 6,7 bilhões na economia do país, segundo dados do Ministério do Turismo. O que os mais experientes já sabem, é que o melhor tour do futebol vai depender do quanto tempo se tem disponível. Poucos dias geralmente significam acompanhar os jogos do time do coração no país natal. Uma semana no destino quase sempre é para acompanhar as partidas do clube em um outro país, a exemplo da Copa Libertadores da América.

Por aqui, quem deseja conhecer a América do Sul sob o pretexto do futebol, tem na Libertadores uma ótima oportunidade, uma vez que esse campeonato reúne os times de vários países do sul do continente (muitos dos quais não exigem do brasileiro passaporte para entrar) em um torneio anual.

Mais do que isso, é dessa região que sai um público altamente disposto a abrir a carteira e aproveitar, de forma simultânea, futebol e viagem. Voltando à pesquisa da Mastercard, 35% de todos os pesquisados afirmaram que deixariam de trabalhar ou estudar para ver um jogo. Os peruanos, segundo o levantamento, parecem ser os mais comprometidos com o esporte, uma vez que 39% responderam que faltariam ao trabalho ou abririam mão de um evento familiar para assistir a uma partida, e 20% perderiam um casamento em função do futebol.

MUSEUS DE FUTEBOL NO BRASIL – O Brasil é conhecido como país do futebol, mas nem todos sabem que, além de um local para assistir as partidas do time do coração, os estádios espalhados pelo Brasil podem ser importantes atrativos turísticos. Muitas das arenas multiuso abrigam museus que contam a história do esporte que desperta paixões entre os brasileiros, dentre eles o Maracanã (Rio de Janeiro) com o museu da CBF e o Pacaembu (São Paulo) com o museu do Futebol. O estádio Santiago Bernabéu em Madri, Espanha, um dos mais famosos templos do futebol do mundo, é o atrativo turístico que mais fatura com visitação na cidade. Em 2016, faturou algo em torno de € 16 milhões com mais de um milhão de visitantes. Valor maior que os museus do Prado e Reina Sofia.

O SANTOS FUTEBOL CLUBE – A cidade que empresta seu nome a um dos maiores e mais emblemáticos times de futebol do mundo – O Santos Futebol Clube recebe todos os anos Argentinos, italianos, espanhóis, japoneses para visitar o templo do Futebol Mundial. Inaugurado 2003 nas dependências do Estádio Urbano Caldeira, na famosa Vila Belmiro, o Memorial das Conquistas apresenta aos visitantes os ídolos eternos, inclusive, alguns com espaços únicos, como Pelé e Neymar, onde descobrem que o Santos FC é dono de façanhas incríveis. No entanto, especialistas do setor e do meio futebolístico acreditam que o futebol como indústria do entretenimento, ainda é subutilizada no Brasil, especialmente na Baixada Santista, com grande potencial para explorar a marca do clube e a oferta de opções que a cidade e a região dispões para realização de eventos esportivos, congressos internacionais de medicina esportiva e a visitação de seus museus. Neste sentido, o que pode ser feito para melhorar esse cenário e impulsionar o turismo esportivo em âmbito sul-americano e até mesmo doméstico? As autoridades e lideranças empresariais do setor enxergam esse potencial? Se enxergam, existem projetos de longo prazo e qual o nível de envolvimento e integração dos setores? O que pensam a respeito dirigentes dos Clubes?

 

Para refletir sobre esse tema, o Protagonismo Regional em Debate realizado em parceria com o Diário do Litoral abordou no programa de 13 de dezembro o tema: MEMORIAL DAS CONQUISTAS DO SFC | Qual sua relevância no turismo internacional? Que recebeu como convidados: Rodrigo Marino – Empresário e José Luís Blanco Lorenzo – VicePresidente do Conselho de Turismo de Santos (COMTUR)

Confira o Programa Completo 

 

SOBRE OS CONVIDADOS

RODRIGO MARINO – Empresário, técnico em contabilidade, graduou-se em Administração de Empresas e Comércio Exterior, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Se candidatou a presidente do Santos FC na últimas eleições ficando em segundo lugar.

JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo

 

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TURISMO HISTÓRICO | Os Desafios para a Exploração dos Museus da Região.

 

SOBRE O PROGRAMA

O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020, e conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações. A criação de uma cultura de participação proativa da sociedade sobre temas ainda restritos à autoridades públicas, políticos, e lideranças empresariais.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

O programa tem apostado em estratégias multi-plataforma de redes sociais – nos canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral, com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lucia Helena Cordeiro, ambos, fundadores e membros da coordenação do Protagonismo Cidadão.