04 de julho de 2022
Quais seriam os impactos em nosso dia a dia se os governos priorizassem, a cada ano, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população? Quais seriam os benefícios à imagem das administrações públicas se os serviços prestados aos contribuintes pudessem ser auditados através de indicadores transparentes e confiáveis?
Por causa de sua conhecida importância, o conceito de qualidade tem sido investigado no decorrer da história da administração e ainda continua sendo foco de interesse de organizações e institutos de pesquisas. Diferencial competitivo de empresas privadas, também na área pública o controle de qualidade pode auxiliar na eficiência da organização, minimizando desperdícios e mantendo usuários (clientes) satisfeitos. O controle de qualidade tem se mostrado relevante para qualquer tipo de organização, incluindo-se as organizações públicas como forma de verificar como a qualidade está sendo absorvida pela sociedade, pelo serviço público e, ao mesmo tempo, atualizando a inteligência de seus processos e suas bases de dados.
TECNOLOGIA PARA A EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS – Lançado em 2019, o Curitiba 156 foi uma iniciativa da prefeitura local para agilizar a prestação de serviços ao cidadão. Integrado ao Curitiba APP, o sistema previu uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nas quais poderiam definir pedidos específicos.
No caso de problemas de iluminação pública, por exemplo, ao acessar o aplicativo seria aberta a lista de postes mais próximos da localização do solicitante. Por esse caminho, a pessoa poderia marcar o poste com lâmpada queimada agilizando o processo de atendimento. Da mesma forma no serviço de coleta de resíduos, na qual o usuário poderia identificar as opções de rejeitos vegetais e entulhos. Outras facilidades estão diretamente relacionadas aos equipamentos de atendimento ao público e ao transporte coletivo, como endereços, telefone, horário de funcionamento e a localização georreferenciada dos equipamentos públicos no mapa de Curitiba.
CRITÉRIOS DE EXCELENCIA – Para alguns autores, a qualidade, assim como a virtude, tem uma forte conotação positiva, muito embora, suas implicações reais continuem sendo sumamente vagas e imprecisas. Especialistas consultados afirmam que a qualidade também pode ser atribuída a uma construção mental, indescritível e sem definição, variando de indivíduo para indivíduo. Significando que a percepção da qualidade de um produto ou serviço, na perspectiva do usuário (cliente), pode ser diferente da do prestador. Percebe-se que o conceito de qualidade está relacionado a um dado momento histórico e dinâmico, sujeito a modificações conforme as mudanças do cenário político, econômico, social e cultural em que a organização está inserida, bem como seu campo de atuação.
Considerando sua importância, é fato que ainda estamos muito distantes de assimilar uma cultura social que identifique os conceitos de qualidade que mais influenciam a percepção dos usuários quanto à qualidade de um serviço público, seja qualidade como excelência, seja qualidade como valor, como conformação de especificações, atendimento e/ou superação das expectativas dos clientes.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES – Neste sentido, a qualidade no serviço público seria algo subjetivo ou é possível alcançá-lo de forma objetiva e mensurável? Quais instrumentos poderiam agregar as tecnologias disponíveis para avançarmos como sociedade nos controles dos critérios de excelência do setor público? Como a experiência do recall em outros países poderiam servir de modelo para que estas atividades possam ser melhoradas? Como a sociedade poderá acompanhar e fiscalizar as melhores práticas de gestão? E porque as audiências públicas não conseguem incluir critérios como Governança, Cidadão-usuário, Interesse Público e Cidadania, Processos e resultados em suas pautas? Para refletir sobre esse tema, o Protagonismo Regional em Debate realizado em parceria com o Diário do Litoral abordará em programa especial de 13 de junho de 2022 o tema: QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS |Como o cidadão pode cobrar eficiência? Que terá como convidados: Jorge Tassi| Advogado e Prof. Universitário; Ronaldo Ferreira | Advogado Empresarial e Diretor do PROCOM;
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SOBRE OS CONVIDADOS
RONALDO FERREIRA| Advogado especialista em direito empresarial, professor, Analista Político, ex-chefe do departamento de emprego e trabalho da secretaria municipal de portos, indústria e comercio e atual diretor do PROCON Santos.
JORGE BERNARDINO TASSI JR | Oficial da Reserva não remunerada da PM de São Paulo, é Mestre em filosofia do Direito, escritor e Professor universitário, advogado especialista em concessões e parcerias público privadas, e empresário e consultor de projetos nas áreas ambientais, energia e infraestrutura. Colunista e comentarista da Plataforma Protagonismo Cidadão.
SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Movimento Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020 e conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multi-plataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial em jovens de 25 a 35 anos, que ainda estão formando consciência crítica quanto aos desafios da vida nas cidades.