São Paulo, 06 de junho de 2024
No último dia 5 de junho, o Fórum Brasil de Turismo Cultural deu a largada para sua agenda da terceira temporada. A Etapa Paulista do Fórum Brasil realizou seu primeiro encontro temático na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania com ampla participação de autoridades, lideranças, empresários e pesquisadores. O Eixo temático de inauguração abordou a organização física e social nos territórios centrais de interesse histórico-cultural.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, fez a abertura do evento, realizado, no auditório Franco Montoro, na sede da Secretaria. O Centro Histórico de São Paulo permeou a nova ocupação ordenada dos territórios, segurança pública e defesa social. “Em parceria com o Governo do Estado, o Fórum Brasil está desenvolvendo uma agenda cidadã visando a promoção do turismo histórico-cultural no centro de São Paulo” destacou o secretário Fábio Prieto, ao ressaltar a importância da iniciativa para a valorização, apoio e incentivo às ações que promovam esse tipo de turismo no centro histórico da capital paulista, que possui um rico acervo arquitetônico.
O Secretário de Turismo de Cubatão, Presidente do Fórum Brasil e atual Coordenador da Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista, Fabricio Lopes recebeu com entusiasmo as propostas fomentadas pelo Fórum, destacando que elas colaboram muito com o fomento do setor em âmbito regional.
Segundo o consultor em gestão pública e secretário executivo do Fórum Brasil, Sérgio França Coelho, a iniciativa do setor privado é liderada pelo portal Protagonismo Cidadão em parceria com os setores acadêmico e público: Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal. “O Fórum Brasil de Turismo Cultural atua a partir da premissa que desafios como o esvaziamento populacional dos centros históricos, combinada com a preservação de nosso patrimônio material e imaterial precisam ser enfrentados com estratégias multisetoriais integradas, orientada por resultados de estudos que possam fomentar o turismo cultural, como instrumento de recuperação urbana” acrescentou ele.
“Explorar vocações locais não pode ser uma opção acessória, mas uma premissa estratégica para o desenvolvimento sustentável de qualquer comunidade, cidades, regiões ou nações”. França acredita que o Fórum está contribuindo para unir a expertise dos investimentos do setor privado aos esforços e mediação dos poderes públicos, na construção de um ambiente negócios favoráveis para o desenvolvimento da cidade e região.
“A importância de levantar e analisar os dados de Cultura e Turismo da região da Subprefeitura da Sé é fundamental para compreendermos o desempenho dos trabalhadores, empresas e instituições residentes na região. Com aproximadamente 431.016 habitantes em uma área de 26,2 km², nosso objetivo é utilizar o mapeamento digital para potencializar o ecossistema econômico do turismo cultural no centro de São Paulo, baseando-se em dados qualificados,” destaca Ana Luiza Pradella, empresária e produtora cultural, co-fundadora da Cult Turis.
“Compreender o ecossistema de negócios ligados ao turismo cultural é fundamental para alinhar estratégias,” argumenta Pradella. “Os indicadores de qualidade no atendimento ao público pelos setores público e privado também são foco do Fórum Brasil, que firmou parceria com a plataforma Cult Turis para realizar pesquisas, apontando riscos e oportunidades de mercado.
Transmissão do evento pelo Youtube
Entre os participantes do prestigiado evento, destacamos as presenças do secretário executivo da Secretaria da Justiça e Cidadania, Raul Christiano; do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena; do diretor da Embratur, Júnior Bozella; da secretária de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Ligia Jalantonio; do deputado estadual Paulo Correa Júnior; do Subprefeito da Sé, Álvaro Camilo; da vereadora, Janaína Lima; do gestor de Comunidade Terapêutica, Márcio Moura; do pesquisador em segurança pública, Jorge Tassi e do criador do canal e podcast ‘Conversas Urbanas’, secretário-geral da Associação Preserva São Paulo, Gabriel Rostey, entre outras autoridades.
O 2° Encontro da Etapa Paulista do Fórum Brasil abordará o eixo Distritos Turísticos Culturais e ocorrerá no dia 23/07, a partir das 18h na Biblioteca Mário de Andrade. A programação pode ser conferida pelo site www.forumbrasilturismocultural.com.br e as Inscrições em www.even3.com.br/fbtc2024-2
O Fórum BRASIL de Turismo Cultural é uma iniciativa do setor privado, em parceria com os setores público e setor acadêmico, liderada pelo portal Protagonismo Cidadão. Em sua primeira edição, reuniu em Santos, representantes de 27 cidades brasileiras de interesse cultural para analisar o potencial dos acervos históricos culturais no trade turístico nacional. Durante os debates, o Fórum discutiu estratégias de revitalização urbana dos centros históricos das cidades brasileiras, com propósito de transformá-las em distritos Turístico Culturais.