ENSINO TECNOLÓGICO| Perspectiva para o Desenvolvimento

22 de abril de 2024

 

 

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Ativistas educacionais afirmam que os ensinos profissional, técnico e tecnológico são modalidades absolutamente necessárias para que o Brasil possa ter na escola um aprendizado que permita aos jovens já terem experiência profissional.

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

 

OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

2º: a Educação Profissional e Técnica observará as seguintes premissas: I – Articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia. II – A centralidade do trabalho como princípio educativo e III – A indissociabilidade entre teoria e prática.

 

Para refletir sobre esse tema, o painel INOVATEC, promoveu no programa de 29 de abril, o debate: ENSINO TECNOLÓGICO| Perspectiva para o Desenvolvimento, que recebeu como convidado: JORGE MONTEIRO |Diretor da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – Rubens Lara do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Santos, São Paulo. Vice-presidente Cultural da Ordem dos Economistas do Brasil, com os comentários do Professor Universitário, ALEXANDRE MACHADO | professor doutor da Strong-FGV, consultor de negócios e logística empresarial.

Assista o programa completo

 

 

SOBRE OS CONVIDADOS

JORGE MONTEIRO | Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais – Universidade Católica de Santos (1967), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2006) e é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista PPGEP-UNIP – QUALIS-CAPES 5. (2012). É Diretor da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – Rubens Lara do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Santos, São Paulo. É Vice-presidente Cultural da Ordem dos Economistas do Brasil. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Economia de São Paulo. Exerceu as funções de Diretor de Faculdades, coordenador de cursos, e de pesquisas. Na carreira acadêmica, iniciada em 1968, ocupou inúmeras funções em colegiados, gestão e coordenação. Lecionou disciplinas na área de administração, economia, e engenharia de produção e atua como docente e pesquisador. Fez carreira na Secretaria de Educação de São Paulo exercendo os cargos de Diretor de Escola, Supervisor de Ensino, Diretor Regional, Assessor Técnico de Gabinete e Coordenador do Ensino do Interior, atuando também no Ensino Profissional com as Escolas Técnicas Industriais e Agrícolas. Atua principalmente nos seguintes temas: Administração da produção, Gestão portuária, Custos, Regimes aduaneiros, Enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade no Ensino Profissional e de Engenharia.

 

ALEXANDRE MACHADO | professor doutor da Strong-FGV, consultor de negócios e logística empresarial.

 

 

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.

Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.