ECONOMIA DO FUTEBOL | Como Explorar esse ativo cultural?

01 de abril de 2024

 

 

Em todo mundo, o futebol movimenta anualmente cerca de 250 bilhões de dólares. No Brasil, um estudo realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a consultoria EY, apontou que o esporte movimenta um total de R$ 52,9 bilhões na economia do país, o que representa 0,72% do total do Produto Interno Bruto (PIB).

Em um cointexto mais amplo, o futebol continua sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho. O futebol não é apenas uma manifestação cultural, mas um ativo econômico que movimenta um mercado financeiro bilionário, proporciona eventos globais, transforma atletas de todas as origens em ídolos internacionais e utiliza da mais alta tecnologia em transmissões e equipamentos esportivos.

 

TURISMO DE FUTEBOL. – Até o mundo ser assolado pelo covid19, todos os anos o turismo de futebol movimentava milhares de torcedores pelo mundo – com destaque entre os latino-americanos que viajavam para os países vizinhos. O culto à bola dos loucos por futebol na América Latina compreende a visita aos diferentes estádios (para muitos, verdadeiros templos) em roteiros de primeiro nível, e em importante fonte de receita do turismo local.

 

Em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, cerca de 3,7 milhões de estrangeiros estiveram por aqui, injetando R$ 6,7 bilhões na economia do país, segundo dados do Ministério do Turismo.

Apesar do Brasil ser conhecido como país do futebol, nem todos sabem que, além de um local para assistir as partidas do time do coração, os estádios espalhados pelo Brasil podem ser importantes atrativos turísticos. Em Santos, o time que empresta o nome da cidade, até o início da pandemia, recebia todos os anos Argentinos, italianos, espanhóis, japoneses e turistas de muitos outros países para visitar o templo do Futebol Mundial.

No entanto, especialistas do setor de turismo de entretenimento, e do meio futebolístico acreditam que o futebol como indústria do entretenimento, ainda é subutilizada no Brasil, especialmente na Baixada Santista, região com grande potencial para explorar a marca do clube para realização de eventos, congressos internacionais de medicina esportiva e a visitação de seus museus. A queda do Santos FC para segunda divisão do campeonato brasileiro foi, para muitos, um duro golpe em sua marca histórica. Para outros, o episódio poderá representar uma virada de página. A nova gestão, eleita em dezembro de 2023 sob o comando de Marcelo Teixeira, que volta ao clube para seu quarto mandato, promete não apenas reconduzir o Santos FC à elite do futebol, como também realizar um grande projeto de consolidação do time como marca mundial.

NOVA VILA BELMIRO – “O Santos precisa de uma nova arena. Estamos discutindo com a WTorre há quatro anos. Um projeto que ano passado a diretoria fez um memorando de intenção. Esse memorando de intenção é algo subjetivo, agora em dois meses praticamente nós exigimos a criação da SPE (Sociedade de Propósito Específico), e já foi criada”, revelou o Marcelo Teixeira ao portal da CNN no início de março.

Teixeira revelou também, que a demolição da Vila Belmiro começará em outubro de 2024, e a previsão para o início das obras será em janeiro de 2025. “São R$ 250 milhões com a venda de cadeiras e camarotes, havendo um possível aporte da empresa de R$ 100 milhões. Nós estamos falando de um aporte, um investimento aproximado de R$ 400 milhões “, disse. Em agosto de 2020 o ex conselheiro do Santos, e empresário da construção civil Rogério Conde, em participação no Protagonismo Regional em Debate reforçou a ideia da marca Santos como negócio de grande potencial para a região, e apontou para os problemas de infraestrutura de atendimento a estes “consumidores”. Conde argumentou que todo negócio está atrelado a entrega do produto/serviço ao cliente. “Turismo é experiência, e infelizmente o Santos hoje vive do nome (conquistas do passado), mas as instalações de nosso estádio, que tem grande apelo de visitação precisam ser mais adequadas para que a experiência esteja à altura da marca e do seu potencial” argumentou naquele programa.

 

UM PROJETO PARA A CIDADE DE SANTOS – Após anos de discussão e factoides apresentados para a imprensa, os apelos de uma arena moderna para a cidade de Santos parecem estar perto de se tornar realidade. Diante dos anúncios da acordo entre o Santos FC e a construtora WTorre, ressurge a discussão sobre a importância de uma nova arena do Santos para a melhor exploração do turismo esportivo na cidade e região. Para os consultores de marketing esportivo consultados, a nova Arena poderá ser um marco não apenas para o Santos FC, mas para o turismo da cidade. O memorial das conquistas que já é um equipamento visitado por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros todos os anos ganharia ainda mais relevância, podendo associar experiencias não apenas ao fanáticos pelo futebol, mas para públicos de grandes shows e consumidores de souvenirs.

Portanto, de maneira direta ou indireta, o futebol tem grande capacidade de alocar recursos dento de uma economia. Seja através do licenciamento de produtos, do movimento do comércio local ou através de seus ativos, como estádios e museus.

 

Diante destas análises, o que de fato tem sido feito pelas lideranças locais para explorar de forma mais efetiva estas oportunidades econômicas e sociais?  O que mudaria na vida do cidadão se o Santos FC e outros clubes da região fossem encarados como ativo econômico? Podemos afirmar que haveria mais ganhos do que perdas para a sociedade? Para refletir sobre esse tema, o painel GOVERNANÇA LOCAL do Protagonismo Regional em Debate promove no programa do próximo dia 01 de abril, a partir das 20h, o tema: ECONOMIA DO FUTEBOL | Como Explorar esse ativo cultural? que terá como convidados: Pedro Lopes | Fundador da Agência Aces Marketing; Rogério Hidalgo | Empresário e torcedor fanático do Santos FC;

 

ASSISTA O PROGRAMA COMPLETO

SOBRE OS CONVIDADOS

PEDRO LOPES | Fundador da Agência Aces Marketing, foi Coordenador de conteúdo e PR na Nextron Energia. Como profissional de marketing e comunicação com 10 anos de experiência, se especializou na curadoria, planejamento e produção de conteúdo para empresas de diferentes segmentos do Brasil e da América Latina. Em relações públicas, trabalho para impulsionar a reputação e aumentar a visibilidade das companhias que representa. Desde 2019 atua em mercados complexos e que se transformam rapidamente.

ROGÉRIO HIDALGO| Aos 13 anos ingressou no Camps e nesse mesmo emprego permaneceu por 07 anos. Foi auxiliar de escritório, ajudante de despachante aduaneiro de Santos, onde é filiado até os dias de hoje. Professor da rede pública do Estado de São Paulo de 2105 até 2021. Licenciatura plena em História e graduado em Geografia e pedagogia e cursando Artes Visuais. Tecnólogo em Logística aduaneira e membro do conselho regional dos corretores de imóveis do Estado de São Paulo. Empresário em Administração de condomínios e gestão como síndico profissional.

 

SOBRE O PROGRAMA

 

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

 

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.

 

Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

 

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

 

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

 

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.