COMPLEXO DE INOVAÇÃO PORTO INDUSTRIA | Desafios e Possibilidades

14 de março de 2022

 

A Áurea Innovation Finance e o Ciesp Santos anunciaram o lançamento do Complexo de Inovação Porto-Indústria (Coinpi). A ideia por trás desse hub de inovação consiste em desenvolver startups que tragam soluções tecnológicas que possam ser incorporadas na rotina das cidades portuárias e polos industriais.

“A expectativa é que com tal iniciativa surjam novas startups, indústria 4.0, ocupações de áreas portuárias, recuperação arquitetônica e dentre outros benefícios para a região”

 

A expectativa é que com tal iniciativa surjam novas startups, indústria 4.0, ocupações de áreas portuárias, recuperação arquitetônica e dentre outros benefícios para a região.

Até o dia 15 de março de 2022, projetos voltados aos setores portuários, da indústria e de logística poderão se inscrever para receber apoio financeiro e estratégico. Cerca de R$2 milhões serão disponibilizados para as iniciativas.

Além disso, um dos principais players de investimentos no mercado nacional, o Modal, terá seu primeiro escritório credenciado em Santos. A empresa promete oferecer uma plataforma completa de bem-estar financeiro com expertise em inovação e soluções estratégicas.

OPORTUNIDADES – Para José Thomaz Neto, a crise dos últimos dois anos mostrou ao mundo as oportunidades que estão por trás dos desafios tecnológicos. Preparar o Porto de Santos para dobrar sua capacidade de operação até 2030 é um grande desafio, e ao mesmo tempo uma grande oportunidades de investir em startups de inovação para o Porto, afirmou.

Em suas entrevistas Thomaz Neto tem afirmado que o propósito de seus investimentos reflete um sentimento cada vez mais presente na sociedade. “Nos dias atuais, é necessário que as empresas de investimento ofertem ao mercado de inovação, o acesso ao capital, resolvendo questões creditícias e de investimento de forma ágil e segura para acelerar nosso desenvolvimento. O complexo de inovação Porto Industria é um destes casos, afirma.

Contudo, o ambiente de negócios também precisa ser favorável para atrair as startups. Especialistas alertam para as instabilidades políticas próprias do cenário brasileiro, as resistências e disputas de grupos econômicos locais como desafios a serem superados para que essa abertura comercial venha a facilitar a atração de empresas de inovação para a região. Os atores envolvidos nessa iniciativa estarão preparados para estes desafios? Quanto as instabilidades políticas poderão interferir nesse processo? Quais serviços e tecnologias inovadoras serão demandas nesse novo complexo?  Por que ele poderá cooperar com o processo de reabilitação urbana do centro histórico?

 

Para refletir sobre esse tema, o Protagonismo Regional no programa de 21 de março de 2022 abordou o tema: COMPLEXO DE INOVAÇÃO PORTO INDUSTRIA | Desafios e Possibilidades, que recebeu como convidados: Helena Bravo | Especialista em Mercado de Investimentos; Marina Lecas |Gestora de Inovação e Novos Negócios e José Thomaz Neto | Empresário e Fundador da Áurea Innovation Finance 

Assista o programa completo

 

SOBRE OS CONVIDADOS

Helena Bravo – Especialista em Mercado de Investimentos com 25 anos no segmento financeiro focada em Resultados em Gestão de Times de Alta Performance nos diversos subsistemas da área comercial no Brasil e na Costa Andina, desde o Chile até o México. Trabalhou em grandes empresas como Bossa Nova Investimentos – Venture Capital, MIV Perú, APS Consultoria, Banco Santander e Banco Itaú. Atualmente é Relações com o Mercado da Áurea Innovation Finance.

Marina Lecas Gestora de inovação e novos negócios, formada em comércio exterior e economia pela UNIFOR com uma dupla titulação na Alemanha pela THD (technische hochschule deggendorf). Acumula 3 anos de experiência no mercado de inovação e mais de 7 anos de carreira. Tendo passagens importantes pelo, Instituto do Câncer do Ceará, SAS Plataforma de Educação, FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, dentre outras.

José Thomaz Neto – Empresário Fundador CEO, da Egregora Ecosystem Builder, diretor adjunto do Ciesp, foi co-fundador, e Ex CEO do Agile Bank, Além de Fundador do Santos Inovation Hub

 

SOBRE O PROGRAMA

 

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se auto define como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

 

O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Movimento Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020 e conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as              entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

 

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de       suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade      sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

 

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multi-plataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial em jovens de 25 a 35 anos, que ainda estão formando consciência crítica quanto aos desafios da vida nas cidades.