28 de junho de 2021
Um dos grandes acidentes da história do porto de Santos ocorreu em 2018, quando um porta-contêineres aproximou-se da margem esquerda do cais, e atingiu três embarcações do Dersa. Para apurar as causas e as responsabilidades foi aberto um inquérito Administrativo, conduzido por equipes da autoridade marítima.
Três anos depois, pouco se sabe sobre os desdobramentos desta investigação, mas o assunto ressurgiu na mídia após a ocorrência de um novo acidente, desta vez envolvendo o navio de conteiner Cap San Antonio, que deixava o Porto de Santos rumo a Paranaguá (PR). Entre as consequências deste novo estrago, o maior da história, estão os danos estruturais nos atracadouros de carros e motos, filas com tempo de espera de mais de uma hora para as travessias de balsas e completa destruição da plataforma de ciclista e pedestres.
O fato que ocorreu no dia 20 de junho, reacende o debate sobre a segurança no canal de navegação do porto e, principalmente, sobre a melhor opção de ligação seca entre Santos e Guarujá. De acordo com a reportagem do Diário do Litoral o navio da HAMBURG SUD colidiu contra uma balsa de carros que estava atracada no lado de Guarujá, na travessia com Santos, por volta das 13h30m desta data., e arrebentou parte da estrutura de concreto do atracadouro. O valor dos prejuízos ainda não está estimado e, tampouco quem aracará com eles. Também não se sabe, ainda, quanto tempo será necessário para que os atracadouros de carros e motos voltem a operar normalmente, ou quando os ciclistas terão sua rota restabelecida, mas uma coisa já se pode afirmar: o risco de acidentes deste porte crescerá a cada ano.
O prefeito de Guarujá Valter Suman afirmou ao Diário do Litoral que o acidente dá mais força para a volta do debate sobre uma nova forma de ligação seca entre ambos os municípios. Reforçando esta tese, o engenheiro e professor da escola Politécnica da USP, Marcelo Ramos Martins, declarou ao Jornal A Tribuna que uma operação com risco zero não seria possível nas dimensões do porto de Santos, mas que é necessário analisar a ocorrência buscando identificar as causas e as barreiras de segurança que não funcionaram.
Diante deste contexto, quais atores devem estar no centro e no protagonismo desta fiscalização? Como compatibilizar o crescimento anual das movimentações com a segurança? Como atestar que as verdadeiras causas do acidente estão sendo levantadas e quem responsabilizar pelos danos? Quais lições vamos tirar para o futuro?
Para analisar a COLISÃO DO NAVIO COM O PIER DAS BALSAS EM GUARUJÁ, o Protagonismo Regional em Debate do dia 28 de junho, em seu painel PORTO-CIDADE-INDISTRIA, recebeu Aureo Emanuel P. Figueiredo – Engenheiro e Consultor em Infraestrutura de Transportes; José Manoel Ferreira Gonçalves – Engenheiro, jornalista e Presidente da Associação Guarujá Viva – AGUAVIVA; Eduardo Lustoza – Engenheiro e Consultor Portuário e Erik Sanches – Diretor Regional do CIESP Santos, com a apresentação de Sérgio França Coelho.
Assista ao programa completo
SOBRE OS CONVIDADOS
AUREO EMANUEL PASQUALETO FIGUEIREDO – Professor e Engenheiro, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da USP, Diretor da Universidade Santa Cecília. Consultor em Engenharia Civil e Infraestrutura de Transportes. Diretor Técnico e Cultural da AEAS Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Diretor Técnico da ANDEST Associação Nacional de Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho.
JOSÉ MANOEL FERREIRA GONÇALVES – Engenheiro, jornalista, advogado e professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, integrante do Engenheiros pela Democracia. Presidente da Ferrofrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias e Presidente da AGUAVIVA – Associação Guarujá Viva.
EDUARDO LUSTOZA – Engenheiro, Consultor Portuário, Mestre em Engenharia Mecânica, Pesquisador pela Universidade Santa Cecília e Conselheiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Porta Voz do Movimento Vou de Túnel, Colunista e Comentarista do Painel Porto Cidade da Plataforma Protagonismo Cidadão.
ERIK SANCHES – Diretor do CIESP/FIESP – Santos. Pós-Graduado em Gestão Empresarial – FAAP, Empresário do Ramo de Rejuvenescimento e Qualidade de Vida, colunista e comentarista do painel Porto Cidade da Plataforma Protagonismo Cidadão.
O Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelos canais do Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.
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