Banco Brasileiro de Eventos – “Como esta iniciativa ajudará nossa economia?” – AGENDA TURISMO

Lançado em Salvador (BA), no dia 14 de janeiro, em evento organizado pela Brasil Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Secretaria Estadual do Turismo da Bahia (Setur) e Ministério do Turismo, o Banco Brasileiro de Eventos poderá se tornar umas das mais promissoras estratégias tecnológicas para a recuperação do turismo de eventos no Brasil. Décimo primeiro colocado no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), o Brasil quer retornar para uma posição mais destacada, (entre os seis primeiros) e um dos aspectos para esse objetivo, segundo os representantes do setor, é estar bem preparado.

 

De acordo com o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureaux, Marcio Santiago, o objetivo da ferramenta tecnológica será o de intensificar a busca automática de eventos itinerantes, para atrair congressos, seminários e encontros internacionais que contribuam para movimentar os destinos turísticos brasileiros durante o ano todo, principalmente na chamada baixa estação. “O Brasil tem recebido bem menos eventos quando comparamos com o panorama mundial, pois em 2015, dos 12 mil realizados pelo mundo, o pais somente sediou 292 (0,2% do total)” afirmou.

“Com essa base de dados ganhamos tempo, somos mais assertivos, ágeis e competitivos. Mas para isso, cada CVB precisa fazer seu trabalho e sua lição de casa”

Leonardo Carvalho

“O Brasil Convention & Visitors Bureaux (BRC&VB) quer colaborar ao máximo e o lançamento ocorrido no dia 14 de fevereiro, em Salvador, é um passo acelerado” declarou Santiago. O presidente do BRC&VB informou ainda durante o evento, que em breve a entidade disponibilizará senhas aos parceiros, para acesso ao banco de dados de todos os principais eventos nacionais e internacionais.

APOIO FEDERAL – Presente na solenidade de lançamento, o Ministro do Turismo Marx Beltrão lembrou que o setor de convenções e eventos representou no ano passado um quinto de todos os turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil. “O Ministério do Turismo apoia a iniciativa, que é uma sequência ao trabalho apresentado pelo Calendário Nacional de Eventos Turísticos lançado em março de 2020” afirmou.

Em seu pronunciamento, o ministro enfatizou também, os efeitos positivos da criação do Banco de Eventos: “A diversidade permite a interiorização de congressos, o desenvolvimento tecnológico e comercial, dentre outros ganhos”. Para colocar o banco em operação, equipe do Convention Bureau vai reunir e inserir todas as informações relacionadas aos eventos em um sistema operacional. Posteriormente, disponibilizará senhas aos parceiros do projeto. O captador terá acesso ao banco de dados com a relação dos principais eventos nacionais e internacionais. A iniciativa do Convention Bureau, destacando a importância desta ferramenta para divulgação dos destinos turísticos no Brasil, é atrair mais turistas: “Esta mobilização dos setores público e privado vai produzir resultados relevantes para o setor”, afirmou. “Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que 40% dos turistas de eventos retornam ao local para usufruir como lazer”, completou. O evento em Salvador contou também com a participação do secretário estadual de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Júnior, o presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, representando a Confederação Nacional do Comércio.

“Quem não se preparar para ganhar dinheiro com os eventos será excluído pelo mercado”.

José Luís Blanco Lorenzo

Como esta iniciativa ajudará nossa economia?

Nesta contextualização, quais resultados serão possíveis colher no curto prazo? A base de dados que está sendo lançada disporá de inteligência capaz de analisar os custos/benefícios de atração? Esta mesma inteligência avaliará o incremento na cadeia econômica dos destinos? A estratégia tem apelo de gerar interesse de retorno ao destino primário?  Existirão mecanismos de preferência e seleção para que não ocorra uma disputa predatório entre os destinos brasileiros? Quais critérios serão utilizados para estas análises? Santos e região estarão inseridas neste cenário? De que forma? Para entender como o Banco Brasileiro de Eventos poderá ajudar nossa economia, o Live Protagonismo Regional em Debate, em seu painel AGENDA TURISMO, recebeu no programa de 08 de fevereiro Márcio Santiago – Presidente do Brasil Convention Bureau, Daniel Galante – Diretor de Operações da GL Eventos, Leonardo Carvalho – Presidente do Santos, Convention & Visitors Bureau e José Luís Blanco Lorenzo – Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

“Hoje já temos 1.800 cadastrados e com isso os 120 CVB poderão monitorar estes eventos, além de podermos captar os eventos internacionais”

Marcio Santiago

Para o gerente comercial do Santos Convention e Visitors Bureau, Gilson Félix, iniciativas como esta são fundamentais para uma política mais agressiva na captação de eventos para o Brasil, e consequentemente para Santos e Região.  José Luís Blanco Lorenzo – Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) entende que o uso de inteligência artificial poderá ser útil na análise de eventos que estejam alinhados as características da região e nossa estrutura de recepção e atendimento.  “Não adiantará termos acesso a tecnóloga se não soubermos explorar de melhor maneira essa inteligência”. Afirmou.

 

Segundo Leonardo Carvalho, Vice Presidente de Novos Negócios da Federação de CVB do Estado de São Paulo, a ação colegiada das federações de Convetions Bureuas está permitindo que através dessa base de dados seja possível compartilhar informações dos eventos ocorridos nas diversas cidades brasileiras qualificando as ações de captação. “Ao invés de atirarmos no escuro gastando tempo na captação de um lide de uma associação que não faz eventos nós usaremos o banco de dados para pesquisar as associações e eventos realizados, para só então, entramos em contato”. “Ou Seja, ganhamos tempo, somos mais assertivos, ágeis e competitivos. Mas para isso, cada CVB precisa fazer seu trabalho e sua lição de casa” Explicou

“O Brasil ainda tem pouca participação no mercado mundial de eventos em razão de sua deficiência em equipamentos”. “Na medida em que o Brasil está se preparando em termos de equipamentos, o país e a região deverão crescer no mercado mundial”

Daniel Galante

Na mesma linha de raciocínio, Marcio Santiago, Presidente da Brasil CVB entende que o setor não deva temer a concorrência, principalmente pelo caráter itinerante dos eventos. O Banco fornecerá um histórico completo dos eventos, que permitirá saber de antemão as exigências de infraestrutura e as caraterísticas de cada cidade de forma a facilitar essa captação. “Hoje já temos 1.800 cadastrados e com isso os 120 CVB poderão monitorar estes eventos, além de podermos captar os eventos internacionais” Afirmou

 

FUTURO – Para o diretor de Operações da GL Eventos Daniel Galante, existem razões solidas para acreditar que o mercado de eventos retomará o crescimento a partir do segundo semestre não só no mundo, como no Brasil e na Baixada Santista. Galente entende que o represamento do mercado de eventos no mundo inteiro será o principal responsável para esse forte retomada em 2022. Para Santos e região, ele aponta que os gargalos de anos anteriores foram superados com a construções de equipamentos de primeira linha na região, como os hotéis de bandeira internacional e a própria inauguração do Novo Centro de Convenções que será administrado pela empresa Francesa, que no brasil, já administra os Centros de Convenções de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. “O Brasil ainda tem pouca participação no mercado mundial de eventos em razão de sua deficiência em equipamentos”. “Na medida em que o Brasil está se preparando em termos de equipamentos o país e a região deverão crescer no mercado mundial” Afirmou.

PAPEL DA SOCIEDADE –  José Luís Blanco Lorenzo, presidente do Conselho Municipal afirmou com certa ironia que foi preciso o advento de uma pandemia para que uma ideia há tempos defendida pelo CVB de todo o Brasil fosse acelerada. “No passado, era realizado um evento em Santos, que acontecia, terminava, e ninguém sabia. Hoje, com esse cadastro é possível que as empresas se preparem para explorar os eventos, pois que não se preparar para ganhar dinheiro com os eventos, será excluído elo mercado” afirmou.

Assista ao programa completo

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live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.

Programa de 08 de fevereiro de 2021

Painel AGENDA TURISMO

Tema – Banco Brasileiro de Eventos – “Como esta iniciativa ajudará nossa economia?” Apresentação, Sérgio França Coelho

SOBRE OS CONVIDADOS

MÁRCIO SANTIAGO – Advogado, sócio Proprietário da MultStar Promoções e Eventos e Presidente da Brasil Convention Bureau da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de São Paulo.

DANIEL GALANTE – diretor de Operações da GL Eventos, Pós graduado em Marketing, e Gestão de Pessoas

LEONARDO CARVALHO Vice Presidente de Novos Negócios da Federação de Convention &Visitors Bureau do Estado de São Paulo.

 JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo.

 

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