“BAIXADA SANTISTA: FUTURO PROVÁVEL EM QUALIDADE DE VIDA” – afirmação(!) ou interrogação(?) – INOVAÇÃO

Santos. 3º IDH-Índice de Desenvolvimento Humano do Estado de São Paulo.

6º IDH do Brasil. Um dos maiores polos universitários do país. 7km de praias, sendo 6km ajardinadas (Guinness Book). Premiada pela UNESCO como Cidade Criativa e Cidade Educadora. Selo Cidade Inteligente, no que tange a Meio Ambiente, encantadora para se viver.  8ª. em Segurança Pública do Estado.  10ª em Qualidade de Vida. Mas, o que é Qualidade de Vida? Como podemos melhorar esse índice? Conceituar “Qualidade de Vida” não é nada fácil, pela subjetividade e multidimensionalidade do tema. Cada um a define, segundo seus repertórios e expectativas.  E todos estão certos, à medida que, “qualidade de vida”, para a maioria, resume-se a tão sonhada busca pela tranquilidade.

Se adotarmos o estabelecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde, “Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Mas o que é viver bem? O que é estar bem? Nesse contexto podemos assegurar que “Qualidade de Vida” envolve o estar bem nas quatro dimensões humanas: física, mental, emocional e espiritual. Do equilíbrio destas quatro tendemos a nos sentir em paz.

Para conversar sobre estes assuntos, o Live Protagonismo Regional em Debate, do dia 02 de novembro recebeu Naura De Nadai, Diretora do Comitê Economia 4.0 e da Dig&Tal Inteligência Artificial, Luiz Domingues Filho, fundador da NEXTT49+, ITEDUC e Peoplenect.com e Marynês Freixo Pereira, Consultor Social especialista em diversidade e inclusão no trabalho

BUSCA PELA LONGEVIDADE –  Com 23% da população da Baixada Santista de Longevos (acima dos 60 anos) percebe-se uma conscientização crescente das pessoas, no quesito qualidade de vida, combinada com a adoção das práticas de atividade física, sejam em academias ou ao ar livre na orla da praia, que tem sido adotada como cultura nesta faixa da população regional, chamados de sêniores, maduros ativos.

.  “Fazer exercício é apenas uma parte do processo, é fundamental estar relaxado e feliz, isso é qualidade de vida”

Luiz Domingues Filho

Para a empresária do Mercado Fitness Naura de Nadai, responsável pela vinda da primeira unidade da SmartFit em Santos, atender a esse público estimulando essa nova cultura foi um grande desafio. A empresária também percebe um aumento de conscientização da população, e credita a esse sucesso, o reconhecimento da classe médica que começou a receitar a atividade física aos seus pacientes. “Neste período, nós percebemos uma mudança no público, que já foi predominantemente jovem, e de mulheres de meia idade”

INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DE SAÚDE, ESPORTE E ENTRETENIMENTO PODEM FAZER A DIFERENÇA – Premiado como um dos melhores Personal Trainer do Brasil, Luiz Domingues Filho, fundador da NEXTT49+, ITEDUC e Peoplenect.com relatou sua experiência de contribuir54 para a qualidade de vida de seus “mais que clientes”. Domingues Filho destacou que seu foco foi atender um público que estava fora do nicho tradicional, especialmente as pessoas portadoras de algum tipo de limitação física que as fazem se sentir desconfortáveis em ambientes com muitas pessoas entre outras restrições. “Para propor qualidade de vida aos outros você tem que ser o exemplo. Eu adotei isso em minha vida, e amadureci junto com meus cliente, alguns, que estão comigo a mais de 20 anos. Eu entendi que existe mercado parta todo mundo, que as pessoas tem diferentes necessidades, todo mundo pode contribuir de maneira diferente, mas com resultados positivos.  “Fazer exercício é apenas uma parte do processo, é fundamental estar relaxado e feliz, isso é qualidade de vida” afirmou.

“Neste período, nós percebemos uma mudança no público, que já foi predominantemente jovem, e de mulheres de meia idade”

Naura de Nadai

FUTURO – Há 40 anos no segmento de saúde e bem-estar e nos últimos 20 anos no segmento de Negócios, a especialista em Neurobusiness MARYNÊS FREIXO PEREIRA, alertou que entende que a pandemia acelerou uma mudança necessária no estilo de vida das pessoas, e

“Qualidade de vida, com atividade física, é mais do que tudo, um ato de resposabilidade consigo mesmo, com a familia e com a sociedade”

Marynes Freixo Pereira

Assista ao programa completo

live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 19h30h.

Programa do dia 02 de novembro de 2020

Painel de INOVAÇÃO

Tema – INOVAÇÃO – “Negócios Sociais Como Fatores de Aceleração da Economia Criativa”

Apresentação, Lucia Helena Cordeiro

SOBRE OS CONVIDADOS

NAURA DE NADAI, Há 40 anos no segmento de saúde e bem-estar; Empresária no Mercado Fitness na Rede BioRitmo e SmartFit, com uma unidade em Santos; Diretora de Relacionamento da Macla Empreendimentos e Participações; Docente do Curso de Marketing Esportivo na Escola de Negócios TREVISAN; Graduação e Pós-Graduação em Educação Física.

LUIZ DOMINGUES FILHO, Mais de 32 anos de experiência na área de Educação Física, como Personal Trainer; Proprietário do InForma Studio de Personal Training de Santos; Construiu sua carreira acadêmica, escreveu livros, artigos científicos, matérias para diferentes jornais e revistas no país, entrevistas para rádios AM-FM, programas de TV; Em 2012 recebeu o prêmio de melhor Personal Trainer do Brasil,  pela SBPT.

MARYNÊS FREIXO PEREIRA, Há 40 anos no segmento de saúde e bem-estar e nos últimos 20 anos no segmento de Negócios; Especialista em Neurobusiness, transitando pela Neurociência, Física Quântica e Psicologia Positiva. Graduação em Ed. Física, com Pôs-Graduação em ADM, MBA em Coaching (Executive e Mentoring).  Sócia da Provider Solutions, Treinamento, Mentoring e Neurobusiness.