17 de maio de 2021
O litoral de São Paulo, especialmente a baixada santista, é rico em pontos históricos, culturais e áreas verdes preservadas. Ainda assim, a maioria dos turistas associa a região somente ao sol e a praia, muitas vezes, sem saber da riqueza cultural cercada pela natureza da região, e das variadas opções que o próprio mar dispõe. A combinação de turismo náutico e histórico é uma peculiaridade da baixada santista, com grande potencial de roteiros para serem explorados.
JAPUI. HISTÓRIA, TRADIÇÃO E BELEZA. – Desde os tempos do descobrimento, quando em 1532 foi fundada a vila e a capitania de São Vicente, a Baixada Santista tem desempenhado papel relevante para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. E um lugar em especial, conhecido como Japuí, o mais antigo e mais belo bairro de São Vicente, guarda também uma forte relação com a história do Brasil.
Afinal, o bairro, por sua localização após a Ponte Pênsil, demonstra seu pioneirismo através das ruínas do Porto das Naus, considerado o mais antigo sítio histórico da região, que alguns historiadores afirmam datarem dos primórdios da fundação do município vicentino, embora muitas sejam as controvérsias sobre o assunto.
Até hoje o Porto das Naus é conhecido como antigo ancoradouro das naus do tempo de Martim Afonso. Infelizmente, as ruínas estão sumindo, embora a área tenha sido tombada pelo Condephaat. Bem perto dali, no acesso à Ponte Pênsil está localizada a casa das bananadas, que neste ano completa 100 anos de fundação. No local, é possível provar deliciosas doces e conhecer mais um pouco da história, ao avistar a Ponte e o Porto das Naus no outro lado da Baia.
ESTRATÉGIA METROPOLITANA – Há tempos a área pública vem discutindo o potencial da combinação do turismo náutico com o histórico cultural, sem avanços significativos. Representantes do turismo e gestores regionais têm discutido a implantação de um roteiro náutico metropolitano. Guarujá, por exemplo, no passado foi a cidade que teve a ideia de unir as secretarias de turismo das cidades para somar forças e criar este roteiro náutico integrado. A cidade tem muitas marinas e um grande potencial inexplorado.
Em 2017, Os secretários de Turismo da Baixada Santista uniram forças para incentivar atividades náuticas e ainda garantir recursos financeiros aos municípios de Santos, Guarujá, São Vicente, Mongaguá e Itanhaém. A ideia era criar um roteiro metropolitano que reunisse atrativos para os apaixonados pelo mar, e o fomento da economia local. Ações para garantir segurança e infraestrutura aos visitantes e às suas embarcações foram discutidas, com o objetivo de realizar um mapeamento dos pontos críticos de segurança, em áreas de rio e de mar da Baixada. Nada disso parece ter prosperado. Mas se o potencial existe, e se algumas iniciativas já foram tomadas, o que falta para a região avançar nesse sentido? Será que falta segurança, infraestrutura, investimento, criatividade, parcerias?
Como a sociedade tem participado na construção de estratégias que permitam a melhor exploração de tais potenciais?
Essa construção deve ficar restrita ao setor de turismo? Não seria o caso de envolver a sociedade por meio de campanhas e engajamento? Estamos preparando nossos equipamentos para um turismo mais qualificado? E os profissionais do setor, como enxergam esse cenário? Para analisar esse cenário com o tema Baía de São Vicente – Um Mar de História e Possibilidade, o Protagonismo Regional em Debate do dia 17 de maio, em seu painel AGENDA TURISMO, recebeu Renato Marchesini – Secretário de Turismo de São Vicente, José Luís Blanco Lorenzo – Presidente do Conselho de Turismo de Santos (COMTUR), com a apresentação de Sérgio França Coelho.
Assista ao programa completo
O live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.
Programa de 17 de maio de 2021
Painel AGENDA TURISMO
Tema Baía de São Vicente – Um Mar de História e Possibilidade
Apresentação, Sérgio França Coelho
SOBRE OS CONVIDADOS
RENATO MARCHESINI – Secretário de Turismo de São Vicente, Mestrando Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo
JOSÉ LUÍS BLANCO LORENZO, Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Professor e Administrador de Empresas, Diretor da Central de Fretes e Receptivo