A VENDA DO TWITER | E o futuros das redes sociais

02 de maio de 2022

 

O Twitter decidiu aceitar nesta segunda-feira (25) a proposta do bilionário Elon Musk de US$ 44 bilhões pela rede social, com preço de US$ 54,20 por ação.

Musk disse na oferta que pretende fechar o capital da rede social após a aquisição. Ou seja, a empresa passará a ser totalmente privada. A expectativa é que a operação seja concluída ainda neste ano.

O empresário declarou: “Tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos. O Twitter tem um tremendo potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para destravá-lo”.

O co-fundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey se pronunciou a respeito da compra. Segundo ele, após a rede social se tornar uma empresa e participar de negociações na bolsa de valores, a plataforma passou a ser “uma propriedade de Wall Street e do modelo de anúncios”. Agora, com a compra de Musk, a companhia deve voltar a ser de capital fechado. “Ele é a única solução na qual confio. Obrigado aos dois [Musk e Agrawal] por tirarem a empresa de uma situação impossível. Este é o caminho certo”, escreveu.

O que esperar – Segundo The Wall Street Journal, algumas mudanças podem ser esperadas, dentre elas a moderação mais leve do conteúdo, uma vez que Musk se descreve como um “Absolutista da liberdade de expressão”. A criação de um botão de edição também é um pedido antigo dos usuários do twitter. Além disso, Musk sugeriu tornar o algoritmo do Twitter aberto, visto que, na visão do empresário, outras empresas e até mesmo usuários poderiam recomendar correções de erros e sugerir mudanças.

 

Contudo, uma de suas prioridades é a eliminação dos exércitos de bots na rede social, que enviam spam e executam golpes. Nesta perspectiva quais seriam as maiores influências dessa aquisição no mercado das bigtechs em especial, nas plataformas de redes sociais? É possível atribuir algum simbolismo político a essa aquisição ou não passa de apenas mais uma operação de mercado? O fechamento do capital da empresa tem alguma relação com tais especulações? O twiter se popularizará ou continuará apostando no publico de maior influencia politica e empresarial? Estaria Elon Musk preparando algum grande projeto?

Para refletir sobre esse tema, o painel o painel GOVLOC do Protagonismo Regional em, Debate promove no programa do próximo dia 04 de abril, a partir das 20h, o debate: A VENDA DO TWITER | E o Futuros das Redes Sociais. Que terá como convidados: Pedro Puglistione | Empresário e Founder da Phinancer, José Thomaz Neto | Empresário e Fundador da Egrégora Ecosystem Builder, Rodrigo Silva |Co-fundador da Turing Security Segurança Cibernética e Oldery Carlos Silva | Especialista em Redes de Computadores e Segurança da Informação.

 

Assista o programa completo

SOBRE OS CONVIDADOS

JOSÉ THOMAZ NETO | Empresário, foi cofundador e CEO do Agile Bank, diretor adjunto do Ciesp, Fundador CSO da AUREA Innovation Finance, curador e colunista de inovação da Plataforma Protagonismo Cidadão.

 

PEDRO PUSTIGLIONE | Empresário, cientista da computação e economista. Atua no mercado financeiro como investidor desde 2007. Certificado como agente de investimentos em 2011. Atualmente é sócio da Phinancer.

 

RODRIGO SILVA | Doutor em Ciência da Computação (PUC-SP). Visiting Doctoral Fellowship (TALTECH) – Technology Governance in Public Administration. Mestre em Direito Internacional (UNISANTOS). Bacharel em Ciência da Computação (UNIMES) e Direito (UNIP). Colunista e comentarista de tecnologia e inovação do Protagonismo Cidadão

 

OLDERY CARLOS SILVA |Especialista em Redes de Computadores e Segurança da Informação. Profissional com 25 anos de atuação na área de tecnologia. Formado em Gestão de Redes pela Unisantos, com pós-graduação em MBA de Gestão de Empresas e TI e Gestão Estratégica de Serviços, pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente cursando a graduação de Defesa Cibernética pela FIAP. Possui experiência em Segurança da Informação, Privacidade e Cloud; Gestão de pessoas e negócios. Atuando diretamente com soluções de TIC para os setores Portuários, Logísticos, Financeiros, Educacionais e Industrial. Atualmente é Gerente de Consultoria & Data Center da ConsulData. Membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD).

 

SOBRE O PROGRAMA

 

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine ao                   mesmo tempo como visão, selo e canal de informação em plataforma digital.

 

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

 

          O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Movimento Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro                                programa veiculado em 30 de maio de 2020 e conta com a participação de  especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as              entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região.

As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, ambos fundadores e membros da Coordenação do Movimento Protagonismo Cidadão.

 

 

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

 

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de       suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade      sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.

 

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

 

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multi-plataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial em jovens de 25 a 35 anos, que ainda estão formando consciência crítica quanto aos desafios da vida nas cidades.