A crise causada pela pandemia do Covid19 está longe do fim, e pelos números apresentados vão aprofundar ainda mais os problemas econômicas e sociais. Tal cenário levou os coordenadores da campanha Protagonismo Solidário nos Condomínios a decidir pela sua prorrogação.
A iniciativa que consiste na arrecadação de materiais de limpeza e higiene pessoal para distribuição nos programas de atendimento as comunidades vulneráveis, teve início na segunda semana de abril, somando-se a campanha Baixada Santista Pela Vida.
Para os coordenadores, parte da sociedade tem se mobilizado para atenuar esse cenário de forte restrição das atividades econômicas e suas consequências nas camadas sociais mais vulneráveis, e a perspectiva de que se desdobrarão pelos próximos 18 meses está provocando uma reavaliação dos prazos das ações de auxílio.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE ADERE A CAMPANHA
Neste sentido a Sociedade Brasileira de Eubiose, anunciou na última quarta-feira, através de seu departamento de Santos, sua adesão à campanha, que nesta nova fase arrecadará, além dos produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis para distribuição.
De acordo com os representantes da SBE em Santos, a decisão por apoiar a campanha se deu pelo fato dela estar alinhada aos propósitos da SBE, uma entidade cultural e espiritualista, onde a fraternidade é exercida não apenas entre os próprios membros, mas também junto a sociedade.
COMO PARTICIPAR
Cada cidadão no seu próprio condomínio pode fazer uma grande diferença, propondo ao síndico ou aos próprios moradores a instalação da caixa coletora de doações, onde serão depositados os produtos doados pelos moradores.
O objetivo é ajudar famílias que estão mais vulneráveis a crise.
A caixa (pode ser uma caixa de papelão de supermercado) pode ser colocada no hall de entrada com um cartaz indicativo da campanha, que terá uma cópia nos elevadores para orientação dos moradores. Download do
Os produtos doados pelos moradores serão enviados a uma das organizações parceiras desta campanha, para distribuição nas comunidades vulneráveis, ou, a critério do próprio condomínio, poderá ser enviada diretamente a uma entidade assistencial de escolha dos moradores.
Para o empresário de Futebol Cristiano Santana, membro da coordenação da campanha, é justamente pela sua simplicidade que a ação tem potencial de oferecer grande resultado. “A logística é hoje, nosso grande desafio, e na medida que cada condomínio organiza sua caixa apenas com produtos de higiene ou alimentos não perecíveis, neste momento, fica simples o transporte e armazenamento dos produtos” destaca.
O Movimento não vai centralizar o processo de coleta e entrega dos materiais, mas auxiliar na difusão da campanha, para que ela possa ganhar muitos adeptos e atender ao maior número possível de entidades e de pessoas vulneráveis, conclui.
Caso o condomínio não tenha uma caixa de ação solidária, ou tenha, mas não saiba como fazê-la chegar nas comunidades vulneráveis basta entrar em contato através do e-mai: protagonismocidadao@gmail.com