INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL| Humanização Organizacional na era da IA

29 de abril de 2024

 

A inteligência artificial (IA) tem experimentado um avanço sem precedentes, transformando-se em um dos pilares mais significativos da tecnologia moderna. O futuro da IA é um tema amplamente discutido que abrange várias expectativas e previsões. Com o desenvolvimento contínuo dessa tecnologia, considera-se que ela tenha o potencial de remodelar a sociedade e revolucionar múltiplos setores. As implicações vão desde a automação de tarefas rotineiras até o aprimoramento de complexas análises de dados, influenciando profundamente o mercado de trabalho e a economia global. Atualmente, a IA é predominantemente classificada em três categorias: IA Narrow ou Fraca (NAI), General AI ou Forte (AGI) e IA Superinteligente (SGI).

Desafios e Tendências de IA – O futuro da IA convive com desafios pertinentes:

  • Ética e Segurança: Questões sobre a programação ética das máquinas e a salvaguarda contra usos maliciosos da IA.
  • Humanização dos trabalhos: A necessidade de manter a relevância humana no ciclo de trabalho automatizado. As tendências de IA indicam um crescimento no desenvolvimento de sistemas autônomos, a busca por uma IA Superinteligente, e a proeminência da automação como força motriz da eficiência econômica. A IA segue como um dos mais promissores campos de avanço tecnológico no contexto moderno.

 

Para refletir sobre esse tema, o painel GOVLOC, promoveu no programa de 22 de abril, o debate: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL| Humanização Organizacional na era da IA, que recebeu como convidado: SILAS SERPA | PhD em Antropologia Empresarial| GLAUCO TABET | Formado em publicidade e propaganda, empreendedor, designer estratégico de serviços; MARYNÊS FREIXO PEREIRA | Palestrante, Mentora e Especialista em Neurobusiness.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

SILAS SERPA | Com uma carreira executiva de mais de três décadas no setor de Tecnologia da Informação, tenho liderado com sucesso equipes em grandes empresas nacionais e multinacionais, em setores como indústria, governo, telecomunicações e serviços. Meu foco está na transformação digital, cultura ágil e estratégias de TI alinhadas aos objetivos corporativos. Possuo um PhD em Antropologia Empresarial, Mestrado em Geofísica Espacial, formação em Filosofia e Engenharia da Computação. Além disso, atuo como palestrante em temas como inovação, transformação digital e design organizacional. Minha visão de liderança promove a abertura, agilidade e colaboração para enfrentar os desafios do futuro.”

 

GLAUCO TABET | Formado em publicidade e propaganda, empreendedor, designer estratégico de serviços;

 

MARYNÊS FREIXO PEREIRA | Palestrante, Mentora e Especialista em Neurobusiness

 

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.

Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

  

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.