CIDADES INTELIGENTES| Aplicação para Revitalização Urbana

17 de julho de 2023

 

A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) que visa promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Santos e região, conta desde o dia 13 de abril com um novo diretor-presidente: Eduardo Bittencourt. Com formação na área de tecnologia e administração de empresas, o profissional se destacou em sua carreira com a aceleração de startups (empresas com potencial de crescimento), um dos propósitos do Parque Tecnológico. Eduardo fez parte de lista tríplice aprovada no dia 3 de abril em reunião do Conselho de Administração do Parque – colegiado formado por representantes do poder público, instituições de ensino superior, empresas e entidades da classe empresarial.

 

  • Natural de Santos, Eduardo tem 32 anos e quer repetir no poder público o sucesso obtido no setor privado. Ele já fundou e investiu em mais de 10 startups, além de ter sido conselheiro em empresas como a Hopy Pay, Obra Lean e Hexagon Pro, respectivamente com focos em tecnologia financeira, construção e logística (fintech, construtech e logtech).
  • “Um dos meus principais objetivos no Parque será focar nas vocações e talentos da região. Vamos criar verticais para fomentar a aplicação de tecnologia em diversos mercados como os de construção civil, longevidade, logística, infraestrutura portuária e cidades inteligentes”, afirma Eduardo Bittencourt” Declarou a imorensa.
  • O Centro Histórico de Santos vem sofrendo com a progressiva deterioração da infraestrutura local, e os projetos de revitalização que estão sendo apresentados precisam considerar o desenvolvimento econômico, sustentável e social, e a construção de uma relação porto cidade, para o bem de ambas as partes.
  • Este mesmo Centro Histórico reserva grande potencial para o Turismo Histórico-Cultural, e para abrigar distritos de inovação. No entanto é necessário reunir lideranças e especialistas destes setores, empresários e gestores independentes, para analisar o cenário econômico, propor estratégias de viabilidade técnica, sustentabilidade econômica e oportunidade para o investimento privado;
  • É preciso estimular a criação de ecossistemas de inovação voltados às principais vocações econômicas regionais. O desenvolvimento de soluções para a indústria retro portuária, e para o turismo, com a e geração de empregos qualificados.
  • Quais são os projetos e ações em desenvolvimento no Parque tecnológico para atingir estes objetivos? Qual a relação de sinergia entre estas ações e o Turismo Histórico-Cultural no centro expandido de Santos?

Para refletir sobre esse tema, o painel INOVATEC, promove no programa de 17 de julho, a partir das 20h, o debate: CIDADES INTELIGENTES| Aplicação para Revitalização Urbana, que terá como convidados: Eduardo Bittencourt| Presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, e comentários de Alessandro Lopez e Daniel César Coelho.

 

ASSISTA O PROGRAMA COMPLETO

SOBRE OS CONVIDADOS

EDUARDO BITTENCOURT | Formado em Processamento de Dados pela Fatec-BS e pós-graduado em administração de empresas pela FGV, atuou no mundo corporativo como analista de sistemas nos mercados de saúde e comex no início da carreira. Fundou e investiu mais de 10 startups e criou o hub de inovação Spacemoon, sendo um dos principais entusiastas e fomentadores do ecossistema de inovação e startups na Baixada Santista. Atualmente, preside o Parque Tecnológico de Santos, atuando no desenvolvimento de políticas públicas e fomentando a criação de novas empresas de base tecnológica.

ALESSANDRO LOPES |Arquiteto e Urbanista, Mestre em Direito Ambiental com MBA Gestão de Projetos. Coordenador de Projeto (Implantação e Desenvolvimento de Metodologia BIM) Câmara Brasileira de BIM – CBIM-SP – Consultor Estratégico BIM e CIM Docente níveis Técnico, Superior e Especialização. Palestrante e Pesquisador de Cidades Inteligentes e Criativas.

DANIEL CÉSAR COELHO JR | Advogado, Auditor pela FCAV/USP, Pós-Graduado em Gestão Pública pela PUC – Campinas/SP. MBA – em Gestão Estratégica pela USP (em curso). Consultor Jurídico em Sistemas Eletrônicos de Segurança. Especialista em Vídeo Proteção Pública e Privada. Coautor da primeira Norma de Gestão do Segmento de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE. Consultor do Centro de Capacitação Profissional da ABESE. Coordenou sete edições do Congresso Internacional de Segurança Eletrônica – CIS. Coordenador do Fórum de Monitoramento de Cidades Atualmente é Consultor Executivo em Sistemas de Segurança, Coordenador do Comitê Técnico de Monitoramento Público, Pesquisador e Professor convidado do Instituto de IPECS – Santos/SP.

 

SOBRE O PROGRAMA

A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.

 

ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO

O programa Protagonismo Regional em Debate é uma produção da equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão em parceria com os estúdios Telavip Digital e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020.

Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates com especialistas e lideranças de setores diversos são pautadas na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro, consultores organizacionais e fundadores do Protagonismo Cidadão.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas política, empresarial e estatal.

 

CANAIS DE TRANSMISSÃO

Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram do Protagonismo Cidadão e do jornal Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.