Neste mês de novembro, a baixada santista vem sendo tomada por uma onda de arrastões e assaltos, criando um cenário de pânico entre turistas e locais. A série de atos violentos teve início no dia 13 de novembro, nas praias do Gonzaguinha, Milionários e Itararé na cidade de São Vicente, quando um grupo de criminosos promoveu um arrastão, levando pânico aos banhistas. Segundo a Polícia Militar, 3 adolescentes entre 12 e 15 anos foram apreendidos após o arrastão. Ainda no mesmo dia, por volta das 21 hrs, quatro bandidos realizaram uma ação criminosa no shopping Brisamar, onde uma funcionária acabou sendo baleada. Nenhum dos criminosos foi preso.
Também em São Vicente, na madrugada do dia 13 para o dia 14, dois rapazes com 21 e 23 anos foram detidos por roubo, levando das vítimas relógios e celulares. A onda de crimes não para por aí. Nesta sexta-feira (18), o supermercado de atacados da rede Makro, localizado na Av. Nossa Senhora de Fátima foi alvo de um novo arrastão. Um adolescente de 15 anos foi apreendido com barras de chocolate e confessou ter participado do roubo.
Segundo nota dada pelo mercado, este é o terceiro roubo em menos de um mês. Na quinta-feira (17), um grupo de pelo menos 15 criminosos invadiu e roubou o local. E no início de novembro, uma dupla armada levou duas gavetas de dinheiro. Um policial civil que fazia compras no local ainda conseguiu seguir a dupla até o estacionamento do mercado, onde trocou tiros com os bandidos, que conseguiram escapar. A PM informou em nota que reforçou o policiamento na frente do atacadista em Santos e São Vicente, além das equipes da Rota e Choque que reforçam o patrulhamento na baixada santista.
Seguindo a onda de assaltos, nesta segunda-feira, dia 21, por volta das 15:00 hrs, uma loja de departamento foi saqueada por 5 criminosos, que levaram 10 aparelhos de celular. Segundo testemunhas, os bandidos estavam armados e aparentavam ser menores de idade.
Temendo pela segurança de moradores e turistas, o prefeito da Cidade de São Vicente Kaio Amado pediu a antecipação da operação verão, que já é realizada todos os anos por conta da grande quantidade de movimentação turística na região, mas que este ano se faz mais urgente devido a onda de criminalidade desenfreada que a baixada santista enfrenta. Um fato em comum entre estes crimes, é que na sua grande maioria foram cometidos por menores de idade, alguns tão jovens que ainda não podem ao menos cumprir medidas socioeducativas na Fundação Casa.
Coincidentemente (ou não), esta onda de arrastões e assaltos teve início no mesmo mês em que o Brasil tem um resultado contestável após o segundo turno das eleições uma tanto quanto polêmico, onde diversos vídeos foram divulgados nas mídias sociais retratando, dentro de presídios por várias cidades do Brasil, a comemoração da comunidade carcerária pela vitória do ex-presidente.
Tais fatos trazem muitos questionamentos em relação ao rumo que o país tomará nos próximos anos. Haveria uma ligação entre esta onda de crimes e a eleição do novo presidente? A eleição do novo presidente seria mesmo capaz de estimular uma onda de furtos em razão do sentimento de impunidade que tomou parte da população do país? na segurança do Brasil? A participação mais efetiva da polícia seria uma solução ou apenas um paletivo nesta onda de crimes? Quais medidas podem ser tomadas para que estes crimes não tomem proporções ainda maiores? Com base na informação de que tais crimes são na sua grande maioria cometidos por crianças e adolescentes, quais medidas podem ser tomadas para que estes jovens sejam descriminalizados?
Para refletir sobre esse tema, o painel o painel GOVLOC do Protagonismo Regional em Debate promove no programa do próximo dia 28 de novembro, a partir das 20h, o debate: SEGURANÇA PUBLICA| Qual o diagnóstico da instabilidade atual? que terá como convidados: Dr. Daniel Coelho| Consultor de Sistemas Eletronicos de Segurança. Dr Silas Guglielmetti | Advogado e Policial Militar. Paulo Vieira| Radialista e Produtor
Assista ao programa na integra:
SOBRE OS CONVIDADOS
DANIEL COELHO| CEO & fundador da Consultoria de Sistemas Integrados de Segurança – CONSiS PLUS. Diretor-Secretário Geral do Grupo de Estudos Técnicos – GETS BRASIL – USP. Especialista em Gestão Pública – PUC/CAMPINAS. Docência ao Magistério Superior – FGV. Auditor Líder ISO 9001:2000 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV/USP. Termógrafo pelo ITC – Normas ISO 18436 – 7 e ASNT – SNT – TC – 1 ª – FLIR Systems – EUA. Faculdade de Direito Prof. Milton Campos – BH/MG – 1991.
PAULO VIEIRA| Radialista e Produtor, possui formação nas áreas do Direito e Administração. Comunicador e Ativista Político, foi Presidente do Partido Democracia Cristã em Santos e Presidente da Mobilização Brasil que organizou as manifestações contra o governo Dilma Roussef em 2014 e 2015
SILAS GUGLIELMETTI | Autor, Policial Militar da Reserva, Pós Graduado em Segurança Publica e Direito, Foi Oficial da Reserva do Exercito Brasileiro, Fundador do Conselho de Segurança Publica Municipal da Baixada Santista.
SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se autodefine como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate, apresentado pelos consultores e fundadores da plataforma Sergio França Coelho e Lucia Helena Cordeiro é produzido pela equipe de comunicação da Plataforma Protagonismo Cidadão, e teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020. Conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de
participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multiplataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial no público de 35 a 55 anos, disposto ao debate crítico quanto aos desafios da vida nas cidades.