PROTAGONISTAS DA REGIÃO | Rica Mota

24 de janeiro de 2022

Quem vem a Santos com frequência já se acostumou, ao entrar na cidade, com a escultura de aço em forma de peixe, localizada na altura do km 64 da via Anchieta. Um dos mais emblemáticos símbolos da cidade de Santos, “O Peixe”, do escultor e designer santista Ricardo Campos Mota (Rica Mota) foi completamente restaurado, e reinaugurado em agosto do ano passado. No entanto, o que muita gente não sabe, é que o currículo do escultor não se restringe a escultura do Peixe. Rica Mota também é cartunista, designer e cenógrafo, além de autor de diversas outras obras espalhadas pela cidade, como as esculturas “Molecadinha” em frente à Cadeia Velha, “O Pôr do Sol no Mar”, na Pinacoteca Benedicto Calixto, o “Cuore” diante da Paróquia Coração de Maria e “O Pneu Furou”, na orla da praia (ciclovia), dentre tantos outros trabalhos espalhados pela cidade. Para muitos santistas, Rica é um PROTAGONISTA DE NOSSA REGIÃO, e um dos talentos nativos que melhor representa a cidade no segmento da cultura internacional, proporcionando orgulho enorme aos moradores da região.

INFLUÊNCIA ITALIANA – Nascido na cidade de Santos em 1953, Rica morou por 6 anos em Torino, no Norte na Itália, e já revelou em outras entrevistas a influência que sofreu da arte italiana, mesmo antes de estar vivendo por lá.
Durante esse período, o artista teve a oportunidade de estudar desenho industrial na Giugiaro Design e, paralelamente, uma técnica de trabalho muito especial: fundição do bronze à cera perdida. “Essa é outra matéria que me fascina muito: obras de arte em bronze. E poder fazê-las, ainda mais” afirmou em entrevista. Questionado sobre quais obras e artistas clássicos e/ou contemporâneos influenciaram seu trabalho, Rica destacou todos os renascentistas como Picasso; Marcel Duchamp; Rodin, além da espontaneidade da arte na cerâmica nordestina. “Os caras reinventam a forma e conteúdo, no mais puro conceito da palavra simplicidade” afirmou.

 

RELAÇÃO COM A CIDADE – Santista descendente de espanhóis, Rica afirma sentir-se impotente diante do estrago que estão fazendo com a arquitetura, o urbanismo e a estética como um todo na cidade. Quando o assunto é inspiração para a criação das obras, ele conta seus rituais de criação, que surgem em momentos de descontração e contemplação das belezas naturais da cidade.

 

REFORMA DO PEIXE – Após 22 anos de sua inauguração (8 de dezembro de 1999), a reforma do Peixe era aguardada com expetativa pelos admiradores da obra. Iniciada em fevereiro de 2021, a reforma fez parte do acordo especial com a agência reguladora dos transportes do estado de São Paulo (ARTESP) sobre a lista de incrementos e melhorias no contrato de concessão das duas rodovias. Neste sentido, a ECOVIAS assumiu a restauração do monumento, que o deixou com cara devolvendo o brilho especial da entrada da cidade desde a sua reinauguração. Os trabalhos foram acompanhados por Rica durante todo o tempo, que além da pintura, com tinta especial teve intervenções no entorno do local, recebendo paisagismo para destacar sua presença. A instalação de iluminação no local foi pensada exclusivamente para que a escultura pudesse voltar a ser vista de longe em qualquer horário, medida que atendeu o pedido feito pelo próprio Rica.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES – Sabemos que a cultura de uma sociedade é composta por elementos como conhecimentos, crenças, normas, valores e signos. Que toda e qualquer forma de sociedade possui um conjunto de conhecimentos, construído ao longo do processo de evolução histórica da humanidade e de cada grupo humano em particular. Sabemos também, que por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. No contexto dessa abordagem, ainda assim, é possível afirmar que estamos conscientes da importância da cultura para a formação de nossos cidadãos? O protagonismo artístico de alguém como Rica Mota, pela excelência de seus trabalhos são explorados eu suas potencialidades pela comunidade local e seus formadores de opinião?

Para refletir sobre esse tema, o Protagonismo Regional em Debate realizado em parceria com o Diário do Litoral abordará em programa especial de 17 de janeiro de 2022 o tema: PROTAGONISTAS DA REGIÃO | Rica Mota, que terá como convidados: Rica Mota | escultor, cartunista, designer e cenógrafo que nasceu em 1953. Criador do Peixe

 

Confira o programa completo

 

SOBRE OS CONVIDADOS RICARDO CAMPOS MOTA (Rica Mota) | Escultor, cartunista, designer e cenógrafo que nasceu em 1953. Criador do Peixe, da escultura “Molecadinha” em frente à Pagu e da “Bicicleta” da ciclovia, entre tantos outros trabalhos. Mais um dos talentos que proporciona um orgulho enorme pra Santos!

SOBRE O PROGRAMA
A Plataforma Protagonismo Cidadão, iniciativa não governamental e apartidária, é uma rede apoiada por empresas, comunidade acadêmica e terceiro setor, fundada com objetivo de apoiar a iniciativa cidadã como verdadeira protagonista do desenvolvimento da sociedade. Nossa plataforma se auto define como uma visão, selo e canal de informação. Uma Plataforma de Conteúdo, um Clube de Negócios e um Canal de Comunicação.
ENTREVISTAS E DEBATES SOBRE A REGIÃO
O programa Protagonismo Regional em Debate, produzido pela equipe de comunicação do Movimento Protagonismo Cidadão, teve seu primeiro programa veiculado em 30 de maio de 2020 e conta com a participação de especialistas e lideranças de setores diversos. Com duração de 60 minutos, as entrevistas e debates são pautados na identidade e vocações econômicas da região. As transmissões são feitas ao vivo pelas plataformas digitais da internet (Lives), com apresentação e condução das entrevistas feitas por Sérgio França Coelho e Lúcia Helena Cordeiro.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO
O objetivo central dos debates é colaborar com a retomada do protagonismo político e econômico da região no cenário nacional, através da melhor exploração de suas vocações, e na criação de uma cultura de participação mais proativa da sociedade sobre temas ainda hoje circunscritos às áreas: política, empresarial e estatal.
CANAIS DE TRANSMISSÃO
Para atingir estes propósitos, este projeto tem apostado em estratégias multi-plataformas de redes sociais (canais do Youtube, Facebook e Instagram Protagonismo Cidadão e Diário do Litoral), utilizando linguagem atraente a diferentes públicos, mas com foco especial em jovens de 25 a 35 anos, que ainda estão formando consciência crítica quanto aos desafios da vida nas cidades.