“JOVENS VEREADORES: LIÇÃO DE PURA CIDADANIA” – Governança Local

Nossa vida termina no dia em que ficamos em silêncio sobre coisas que importam” – Martin Luther King e, para que nos ouçam é preciso que nos posicionemos, com respeito, educação, qualificação, através de ações humanizadas voltados ao bem comum.

Falar em Protagonismo é quase que sinônimo de “ousadia” e ousadia é uma das principais características da juventude.  A expressão Protagonismo Juvenil foi criada pelo educador mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, ao constatar que a participação dos jovens, extrapolava as práticas educativas, impactando o âmbito familiar, a comunidade onde viviam, as associações, clubes, igrejas, etc. que frequentavam.

Entretanto, mesmo com a participação crescente dos Jovens em projetos sociais, fazia-se necessário estimulá-los quanto ao posicionamento político, não partidário, pois somente através de Políticas Públicas dignas há possibilidade de transformação de realidades e redução das desigualdades sociais.

Assim, o Projeto Câmara Jovem de Santos foi criado em 2014, no âmbito da Câmara Municipal de Santos, com a parceria entre o Legislativo e Apoiadores: Secretaria da Educação, Diretoria Regional de Ensino, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho da Juventude, Movimento Voto Consciente, Justiça Eleitoral de Santos, OAB – Subseção de Santos, Serviço Social do Comércio – SESC Santos e Fórum da Cidadania, visando preparar jovens de 13 a 17 anos para a efetiva participação na vida da cidade de Santos.

 

Era preciso que os jovens olhassem com outras lentes aos problemas existentes e/ou possibilidades de melhoria, quer seja na Escola, no Bairro onde moram ou noutros espaços públicos.

A Câmara Jovem de Santos é composta de 21 Jovens Vereadores e 21 Suplentes eleitos dentre estudantes matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio, nos estabelecimentos de ensino públicos (municipais e estaduais) e privados, previamente inscritos no Programa Câmara Jovem de Santos e eleitos pela própria comunidade escolar.

O sucesso do Programa está na legítima atuação dos estudantes eleitos na Câmara Municipal, participando de suas rotinas, ampliando sua visão de participação cidadã, elaborando projetos que tragam possibilidade de melhorias para suas escolas, entorno, etc. voltados ao Bem comum, sem sectarismo político, religioso ou outros, preferencialmente, com ênfase em busca de soluções para problemas vivenciados na adolescência.

Para nos contar sobre suas vivências, expectativas, mudança de olhar para o viés político, possibilidade de construção de legado e muito o Protagonismo Regional em Debate da ultima semana contou com a participação de 03 Jovens Vereadores do programa Câmara Jovem de Santos: Éricka Barbosa Ferreira – 19 anos – Eleita aos 13 anos pela UME Florestan Fernandes; Henrique Nunes – 20 anos – Eleito aos 17 anos pelo Colégio Objetivo e Michelle dos Santos Souza – 16 anos – Eleita aos 14 pela UME Dr José da Costa e Silva Sobrinho.

 

Assista ao programa completo

 

live Protagonismo Regional em Debate, promovido e organizado pelo Movimento Protagonismo Cidadão é transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram todas as segundas feiras, a partir das 20h.

 

Programa de 15 de fevereiro de 2021

Painel GOVERNANÇA LOCAL

Tema – “JOVENS VEREADORES: LIÇÃO DE PURA CIDADANIA” Apresentação, Lucia Helena Cordeiro