O evento que ocorreu n último dia 23/07, no teatro da Biblioteca Mário de Andrade deu continuidade a agenda do Fórum Brasil em SP
28 de julho de 2024
O Eixo temático Distritos Turísticos Culturais abordou a ocupação inteligente destes territórios e suas explorações sustentáveis, tanto urbanísticas quanto economicamente.
. A Etapa Paulista do Fórum Brasil realizou seu segundo encontro temático no teatro da Biblioteca Mario de Andrade, com ampla participação de autoridades, lideranças, empresários e pesquisadores.
O Eixo temático do encontro Distritos Turísticos Históricos Culturais abordou a Exploração Sustentável de Edifícios de Interesse Cultural com base na Lei Estadual de São Paulo número 17.374/2021, que cria a figura jurídica dos Distritos Turísticos, que estabeleceu objetivos e pré-requisitos para a instituição desses distritos. A lei atribui funções a conselhos gestores, com a possibilidade de constituição de consórcios para a gestão, autorizando que o Estado e/ou Município adotem políticas creditícias, tributárias e de fomento ao investimento, além da expansão de infraestrutura, possibilitando, para tanto, o investimento privado.
A arquiteta preservacionista, fundadora do Movimento SP restauro e Memória Raquel Nery chamou a atenção do fato que tombar imóveis sem atentar para as outras etapas da preservação é a maior causa dos erros de estratégia de preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro.
Em sua participação, o Deputado Federal Luiz Philipe de Orleans e Bragança argumentou que histórias bem contadas, mesmo sendo boas ou más, contribuem fundamentalmente para o turismo cultural de uma cidade, região ou país. E que o grande balizador desse processo deve ser o mercado, que não deixará de apostar em histórias bem contadas como atrativo turístico. Neste sentido, o empresário Marcelo Falcão apresentou a trajetória de sucesso de sua empresa no mercado de retrofit e recuperação de prédios degradados com potencial de recuperação.
O secretário da Casa Civil da prefeitura de São Paulo Fabricio Cobra apresentou um resumo das ações do governo municipal, dando destaque aos programas de incentivo habitacional e tributário para projetos e investimentos realizados no centro nos últimos dois anos.
Ecossistema social e Econômico – As parcerias com artistas e produtores pelo fortalecimento do ecossistema social e econômico do Turismo Cultural no Centro Histórico de São Paulo (um dos pilares do Fórum Brasil), foi destaque através de apresentações e amostras durante o evento. As obras do artista plástico Renato Pinto, que expôs uma coleção de quadros que retratam os bairros do centro histórico pode ser apreciada pelos participantes no foyer do teatro. Na abertura, o professor e Maestro Branco Bernardes conduziu a apresentação do pianista Paulo Gazzaneo da soprano Adriana Bernardes.
Parcerias – O diretor executivo do Fórum Brasil Sérgio França Coelho destacou a importância das parcerias firmadas com o Instituto Bairro Vivo, Viva o Centro e MoveCentro e o Fórum Brasil. Percival Barboza, Arquiteto, Presidente CPTED Safe Cities Brasil e Stephanie Glória, Diretora de projetos culturais e eventos da MoveCentro destacaram em suas falas que a configuração dos espaços públicos e privados favoreçam os relacionamentos e conexões positivas entre as pessoas, que ao final, desenvolvem entre si relações de confiança, fundamentais para a sua segurança.
Fotos @josanamontesfotografia